dicasdeestudo

Cobrada em vestibulares, saga "O tempo e o vento" passeia pela história do Brasil

Primeiro volume deu origem a uma minissérie e a um longa metragem

| ViaEPTV

Cobrada em alguns dos principais vestibulares do país, como o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a saga "O tempo e o vento" faz a alegria dos professores de História. A obra narra uma guerra, em 1885, entre as famílias Amaral e Terra-Cambará, na fictícia cidade gaúcha de Santa Fé. A primeira defende a monarquia e a outra, a república. Mas a trama, que começou a ser produzida por Erico Verissimo em 1949, passeia por vários outros períodos da história brasileira.

A saga é uma trilogia, e cada um dos três livros foi dividido em dois ou três volumes. O primeiro deles, "O continente", é o que costuma ser cobrado nos vestibulares. E também o que deu origem a uma minissérie na TV Globo, em 1985, e a um longa metragem, em 2013, conforme explica nesta resenha Isabella Lubrano,do canal Ler Antes de Morrer, parceiro do Virando Bixo.

Confira outras resenhas

 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também