As férias de verão terminaram e é hora de separar os livros e cadernos e se preparar para o início de um novo ano letivo. Para ajudar no desempenho neste ano escolar, confira algumas dicas que podem ajudar você a garantir bons resultados claro, se você as colocar em prática!
Aperte o OFF
Os eletrônicos são aliados do nosso dia a dia, mas, usados em excesso, podem se tornar um problema. Na hora dos estudos, desligue celulares, tablets e outros eletrônicos, evitando que mensagens e ligações sejam uma distração. Também desative as notificações de redes sociais neste período. Dar uma espiadinha nestas plataformas pode levar mais tempo do que você imagina.
Organização
Escolha um ambiente da casa que seja confortável e silencioso para seus momentos de estudo. Organize a mesa ou escrivaninha para ter por perto tudo o que precisa neste período, evitando ter que se levantar toda hora e acabar fazendo disso uma distração. Mas lembre-se que é importante levantar-se a cada 30 minutos para movimentar o corpo e não prejudicar o condicionamento físico e a produtividade.
Faça também um cronograma de estudos, definindo quais temas irá desenvolver em cada dia da semana.
Leia e anote
Além de ler o material abordado em sala de aula, faça um resumo e escreva suas percepções e aprendizados. Ao escrever, o cérebro processa a informação com mais atenção, ajudando a memorizá-la.
Um estudo realizado em 1965 pelos especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef indica que um estudante precisa ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la.
Cuide da saúde a alimentação
Existem várias substâncias que podem ajudar na manutenção da saúde, como o Ômega 3 que contribui para o bom funcionamento do cérebro. O Ômega 3 é uma gordura boa, com ação anti-inflamatória, e previne doenças cerebrais, estando diretamente ligado ao bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso, visão e no desenvolvimento psicomotor.
Como o organismo não consegue formar esse tipo de ácido graxo, é preciso garantir sua ingestão por meio da alimentação. Peixes, por exemplo, são boas fontes de Ômega 3.
Consulte seu médico sobre esta e outras substâncias que podem contribuir para a saúde.
Descanse
Respeite o seu corpo e aprenda a impor limites na hora de estudar. Caso o dia tenha sido cansativo e estressante, opte por relaxar e deixar os estudos para outro momento, se possível. Faça pausas para beber água, fazer um alongamento ou ouvir música para descansar a mente por alguns minutos. E não se esqueça que uma boa noite de sono é fundamental para renovar as energias e colocar o aprendizado em prática no dia seguinte.