
O MEC (Ministério da Educação) divulgou, na madrugada desta terça-feira, 3, o resultado da primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) referente ao primeiro semestre de 2026. Os candidatos já podem consultar a lista de aprovados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado a brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Esta é a maior edição da história do programa, segundo o MEC, com a oferta de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais.
Próximo passo: comprovar as informações
Os estudantes pré-selecionados nesta primeira chamada precisam comprovar as informações declaradas na inscrição diretamente na instituição de ensino para a qual foram aprovados. O prazo para a entrega da documentação vai de 3 a 13 de fevereiro.
A entrega pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico, conforme orientação da própria instituição. As faculdades e universidades devem disponibilizar, em seus sites, um espaço específico para o envio digital dos documentos. Caso isso não seja possível, a instituição deverá indicar locais e horários para recebimento presencial da documentação.
E quem não foi chamado?
Os candidatos que não apareceram na primeira chamada ainda têm chances. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de março, e os selecionados deverão comprovar as informações entre 2 e 13 de março.
Além disso, haverá lista de espera. Para participar, o candidato precisa manifestar interesse nos dias 25 e 26 de março, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista estará disponível a partir de 31 de março, quando as instituições e os próprios candidatos poderão consultar os nomes convocados.
Cursos com maior número de bolsas
Entre os cursos com maior oferta de bolsas nesta edição do Prouni. estão:
Administração: 63.978 bolsas
Ciências Contábeis: 41.864
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 29.367
Gestão de Recursos Humanos: 22.969
Direito: 21.558
Engenharia de Software: 17.484
Logística: 14.714
Criminologia: 13.978
Investigação e Perícia Criminal: 13.900
Psicologia: 13.505
Certificação do ensino médio pelo Enem
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições para certificação de conclusão do ensino médio com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O documento permite a pré-matrícula em instituições de ensino superior para candidatos do Prouni, do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), desde que também cumpram os critérios e prazos definidos pelas instituições.
LEIA TAMBÉM







