Publicidade

noticias

Três temas de atualidades que podem cair na redaçao do Enem

Com a aproximação do exame, que será realizado em novembro, cresce expectativa em relção aos conteúdos que podem ser cobrados

| Da Redação -

O Enem 2023 vai ser realizado nos dias 5 e 12 de novembro (Foto: Agência Brasil)
 

A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua - as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro - e, com isso aumenta a expectativa em relação ao que pode cair na redação.  

 

A redação é muito importante no Enem, pois tem um peso significativo na nota final. Além disso, se o candidato zerar na redação está automaticamente desclassificado.  Por isso, é normal ficar atento e buscar se preparar para os possíveis temas de redação.  


Três ganham destaques, na opinião de especialistas da plataforma de empregabilidade e educação Refuturiza.  Confira a seguir: 

 

O combate à exploração sexual de crianças

De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil.  

 

Este número, que já é alto, pode ser ainda maior, já que há uma subnotificação de casos no país - estima-se que apenas 7 em 100 situações abusivas são denunciadas.  

 

A temática têm causado preocupação nos mais diversos setores da sociedade brasileira e está cotada como um dos prováveis focos da redação do enem 2023. 


O crescimento econômico pós-pandemia e agenda 2030
O isolamento social foi fundamental para salvar vidas ao longo da pandemia de covid-19, mas, agora, com o fim do estado de emergência, é hora de recuperar a economia para que o país volte a crescer.  

 

Esse desafio, no entanto, deve ser cumprido sem perder de vista a agenda global de 2030, definida em 2015 e que estabelece 17 objetivos coletivos (ODSs) para um mundo mais sustentável.  

 

Em um cenário atípico, de muitas incertezas e inseguranças, é previsível que algumas iniciativas busquem alternativas para alcançar a sobrevivência e se envolvam em um nível de flexibilização que vai contra aquilo que a Organização das Nações Unidas (ONU entende como progresso para a população global, por isso o tema tem preocupado instituições ao redor do mundo e pode estar presente na prova do Enem 2023. 


Depressão nos dias de hoje
Considerada como o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e como a "segunda pandemia" pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 15% dos brasileiros.  

 

Também está entre os assuntos mais debatidos e pesquisados no Brasil, atualmente, somando mais de 1.500 buscas por dia no Google, segundo o relatório do Google Trends.  

Sua alta incidência e a preocupação de milhares de pessoas em torno da doença fazem com que ela seja cotada como um dos principais temas para pautar a redação do Enem de 2023.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade