A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua - as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro - e, com isso aumenta a expectativa em relação ao que pode cair na redação.
A redação é muito importante no Enem, pois tem um peso significativo na nota final. Além disso, se o candidato zerar na redação está automaticamente desclassificado. Por isso, é normal ficar atento e buscar se preparar para os possíveis temas de redação.
O combate à exploração sexual de crianças
De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil.
Este número, que já é alto, pode ser ainda maior, já que há uma subnotificação de casos no país - estima-se que apenas 7 em 100 situações abusivas são denunciadas.
A temática têm causado preocupação nos mais diversos setores da sociedade brasileira e está cotada como um dos prováveis focos da redação do enem 2023.
O crescimento econômico pós-pandemia e agenda 2030
O isolamento social foi fundamental para salvar vidas ao longo da pandemia de covid-19, mas, agora, com o fim do estado de emergência, é hora de recuperar a economia para que o país volte a crescer.
Esse desafio, no entanto, deve ser cumprido sem perder de vista a agenda global de 2030, definida em 2015 e que estabelece 17 objetivos coletivos (ODSs) para um mundo mais sustentável.
Em um cenário atípico, de muitas incertezas e inseguranças, é previsível que algumas iniciativas busquem alternativas para alcançar a sobrevivência e se envolvam em um nível de flexibilização que vai contra aquilo que a Organização das Nações Unidas (ONU entende como progresso para a população global, por isso o tema tem preocupado instituições ao redor do mundo e pode estar presente na prova do Enem 2023.
Depressão nos dias de hoje
Considerada como o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e como a "segunda pandemia" pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 15% dos brasileiros.
Também está entre os assuntos mais debatidos e pesquisados no Brasil, atualmente, somando mais de 1.500 buscas por dia no Google, segundo o relatório do Google Trends.
Sua alta incidência e a preocupação de milhares de pessoas em torno da doença fazem com que ela seja cotada como um dos principais temas para pautar a redação do Enem de 2023.