Publicidade

noticias

3 dicas para fazer uma boa redação no vestibular da Fuvest

Professor do Poliedro lembra que o exame para a USP valoriza o raciocínio crítico e capacidade de análise do estudante

| Da Redação -

A segunda fase do Vestibular Fuvest 2023 será nos dias 8 e 9 de janeiro (Foto: Divulgação)
 

A redação no vestibular da Fuvest é muito diferente da do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem afirma é o professor Arthur Medeiros, coordenador da redação do Curso Poliedro São Paulo. 


Confira, a seguir, as dicas do professor Arthur para a prova de redação do Vestibular Fuvest 2023, que será realizada no primeiro dia da segunda fase domingo, 8/1.  

 
Saiba mais sobre o Vestibular Fuvest 2023

 
A começar pelo tema: enquanto, no Enem, o candidato espera se deparar com um tema que aborde problemas sociais do Brasil atual (como a desvalorização das comunidades tradicionais ou a dificuldade de acesso à educação pelos surdos), na Fuvest, a intenção é a de que o candidato faça uma análise ampla das sociedades contemporâneas, normalmente vinculada ao comportamento ou à mentalidade que nós, cidadãos desse mundo moderno, apresentamos. 

 
Ao contrário do Enem, o candidato da Fuvest não é obrigado a propor uma intervenção para o problema analisado, nem a utilizar repertórios socioculturais específicos em seu texto. Nesse sentido, a Fuvest permite uma redação mais livre, mas preza por um senso crítico mais aprofundado e, necessariamente, por uma argumentação muito bem desenvolvida, que de fato sustente seu ponto de vista com elementos da realidade social.  


A partir disso, três dicas são fundamentais para ajudar os candidatos a se saírem bem na hora da prova:  


1.O senso crítico é o seu maior aliado. Leia o tema e coloque-se em uma postura questionadora: qual é o fenômeno social que a Fuvest quer analisado? Quais são as características da sociedade que permitem que ele aconteça? Como ele afeta os indivíduos? Essas reflexões te ajudarão a estabelecer o ponto de vista que você irá defender no seu texto.  


2.Leia a coletânea de textos motivadores com atenção. A função desses textos é a de fornecer informações que ajudem a guiar sua reflexão sobre o tema. Por isso, uma leitura atenta facilita o trabalho de responder às perguntas sugeridas na primeira dica e de, portanto, definir quais argumentos você utilizará na sua redação.  


3.Atenha-se à realidade. Muitas vezes, os candidatos são levados a acreditar que, na Fuvest, é obrigatório citar obras de ficção ou pensadores renomados. No entanto, o que realmente leva a uma boa argumentação é uma análise crítica daquilo que de fato acontece na sociedade. Isso não significa que você não possa usar citações e referências externas no seu texto, mas significa, sim, que a sua análise não pode se compor exclusivamente desses elementos: é preciso mostrar como os seus argumentos se sustentam a partir de uma análise do cotidiano, dos acontecimentos recentes e da mentalidade social.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade