
A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), responsável pelo ingresso na USP (Universidade de São Paulo), já disponibilizou o gabarito e os cadernos de questões da 1ª fase do Vestibular 2026, que aconteceu neste domingo, 23, com uma taxa de abstenção de 9,17%.
A prova foi aplicada em 33 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral, mobilizando 88 escolas e 2.431 salas. A abstenção total foi de 9,17%, com índices bastante diferentes entre os municípios. Registro teve a maior abstenção, com 19,03% de candidatos ausentes, enquanto Piracicaba teve a menor taxa, 6,16%. Outras cidades apresentaram abstenções próximas à média, como Campinas (8,39%), Guarulhos (9,51%), Santos (11,43%), São Bernardo do Campo (6,85%) e São Paulo (9,76%), mostrando uma distribuição variada pelo estado.
Confira o gabarito e os cadernos de questões nos links abaixo:
- Gabarito oficial: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase1-gabarito.pdf
- Caderno V1: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase1-prova-V1.pdf
- Caderno V2: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase1-prova-V2.pdf
- Caderno V3: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase1-prova-V3.pdf
- Caderno V4: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase1-prova-V4.pdf
O exame deste ano trouxe 90 questões de múltipla escolha, cobrindo o conteúdo do núcleo comum do Ensino Médio. Assim como em outras edições recentes, a prova apresentou forte conexão com temas contemporâneos. Entre os tópicos abordados, estavam questões ambientais, sociais e econômicas, além de debates amplamente difundidos nas redes sociais, como a demonização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a uberização do trabalho, a politização do carnaval e até menções culturais, como uma questão envolvendo Caetano Veloso. Também apareceram temas geopolíticos relevantes, como a tentativa de anexação de Essequibo, na Guiana, pelo governo venezuelano. Da lista obrigatória de leituras, apenas Nebulosas, de Narcisa Amália, não foi usada nas perguntas todas as outras oito obras apareceram pelo menos uma vez.
Para Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest, o nível de exigência foi mais alto do que nos anos anteriores, refletindo as mudanças introduzidas no Programa do Vestibular no último ano, com maior foco na interdisciplinaridade.
A divulgação da lista de convocados para a 2ª fase será publicada em 1º de dezembro, juntamente com os novos locais de prova. A etapa seguinte do vestibular acontece nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025.
As provas de competências específicas começam antes da segunda fase: Música será aplicada de 9 a 12 de dezembro; Artes Visuais, em 11 de dezembro; e Artes Cênicas, entre 5 e 9 de janeiro de 2026. O resultado com a 1ª chamada está previsto para 23 de janeiro de 2026.
Mais detalhes e orientações estão disponíveis no site oficial da Fuvest.
LEIA TAMBÉM
Gabaritos e cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025 já estão disponíveis












