
*Por Patricia Capovilla
O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou nesta quarta-feira, 19, os gabaritos e os Cadernos de Questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 referentes ao segundo dia de aplicação de prova. O material está organizado por dia, cor e tipo de caderno e pode ser acessado no portal do Inep.
Assim como ocorreu na divulgação das respostas do primeiro dia, também estão disponíveis as versões adaptadas para leitores de tela. Esses arquivos podem ser utilizados com o software NVDA (NonVisual Desktop Access), que transforma texto em fala, permitindo acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Os materiais também podem ser baixados e lidos com o Dosvox (sistema de voz para pessoas com deficiência visual), que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
No dia 16 de novembro, os participantes responderam às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
Prazo para solicitar reaplicação
Os candidatos que faltaram ao exame por problemas logísticos ou por terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas conforme previsto em edital podem solicitar a reaplicação até 12h do dia 21 de novembro, por meio da Página do Participante. Participantes de cidades atingidas por desastres naturais também terão direito à reaplicação. As provas reaplicadas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro.
Importante: o candidato faz apenas o dia da prova em que houve impedimento de participação.
Questões canceladas
Após relatos de divulgação prévia de questões semelhantes às utilizadas no exame, a equipe técnica da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou o caso e decidiu pela anulação de três perguntas.
O Enem utiliza a TRI (Teoria da Resposta ao Item) como metodologia de avaliação. A TRI exige que todos os itens passem por pré-testes, nos quais estudantes têm contato com questões que eventualmente podem compor provas futuras. Segundo o Inep, nenhuma das questões exibidas nas redes sociais era idêntica àquelas aplicadas na edição de 2025, e as similaridades encontradas foram pontuais.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a autoria da divulgação e apurar possíveis condutas inadequadas, incluindo quebra de confidencialidade ou má-fé. O Inep reforça que todos os protocolos de segurança do Banco Nacional de Itens foram rigorosamente cumpridos ao longo do processo.
LEIA TAMBÉM
Prazo para pedir isenção ou redução da taxa do Unesp-Enem 2026 vai até domingo







