
Os vestibulandos que pretendem participar do Processo Seletivo Unesp-Enem 2026 têm até domingo, 23, para solicitar isenção ou redução de 50% da taxa de inscrição, que é de R$ 20. Os pedidos devem ser feitos diretamente no site da Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), no link www.vunesp.com.br.
As inscrições para o exame ocorrerão de 24 de novembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, também pela página da Fundação Vunesp. No total, serão oferecidas 729 vagas, distribuídas entre cursos das áreas de ciências biológicas, ciências exatas e ciências humanas, em 23 cidades do estado de São Paulo.
Quem pode pedir isenção?
1) Vestibulandos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal):
Podem pedir isenção os estudantes que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. É necessário informar o NIS (Número de Identificação Social) no formulário de solicitação.
2) Candidatos que estudaram integralmente em escola pública ou com bolsa integral:
Inclui quem concluiu ou concluirá o ensino médio até 30 de janeiro de 2026 na rede pública, na EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou em escola particular com bolsa integral; tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; reside no estado de São Paulo ou estuda em instituição localizada em território paulista.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 11 de dezembro, tanto no site da Unesp quanto no da Fundação Vunesp. Os candidatos que tiverem o pedido aceito terão inscrição automaticamente efetivada.
Quem pode pedir redução de 50%?
A redução da taxa é destinada a candidatos que:
- estejam matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular;
- recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados.
O prazo é o mesmo da isenção até domingo, 23 de novembro e o resultado também sai em 11 de dezembro.
LEIA TAMBÉM







