Se o seu sonho é estudar na USP (Universidade de São Paulo), um bom primeiro passo é conhecer o novo Guia de Carreiras, lançado pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) nesta semana. A publicação já está disponível em versão PDF e também em um formato dinâmico, adaptado para leitura em celulares e tablets, no site da fundação. O material reúne informações essenciais para quem pretende prestar o Vestibular FUVEST 2026. Acesse o Guia completo aqui.
Para antecipar o que você vai encontrar, reunimos as principais informações. O guia vai muito além da lista de cursos. Ele funciona como um verdadeiro mapa para o vestibulando, apresentando os sete campi da USP distribuídos pelo estado de São Paulo Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Cada campus é descrito com suas respectivas unidades de ensino, além de museus e centros de pesquisa vinculados à universidade.
Além disso, o Guia explica as três formas de ingresso na USP: o tradicional vestibular da FUVEST, o ENEM-USP (Exame Nacional do Ensino Médio Universidade de São Paulo) e o Provão Paulista Seriado. No Vestibular 2026, estão sendo oferecidas 8.147 vagas. Desse total, 4.888 são destinadas à modalidade de Ampla Concorrência, 2.053 a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e 1.206 a pessoas egressas da rede pública que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas.
O diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco, destaca mudanças importantes nesta edição do vestibular. As provas agora trazem questões interdisciplinares, que conectam conhecimentos de diferentes áreas. Outra novidade está na lista de leituras obrigatórias, formada exclusivamente por autoras mulheres da língua portuguesa. Além disso, a redação da segunda fase permitirá ao candidato escolher entre duas propostas, sendo que uma delas sempre será do tipo dissertativo-argumentativo.
O Guia também oferece um vasto material sobre as carreiras oferecidas pela universidade. No total, são 74 carreiras divididas nas seguintes áreas: 20 em Ciências Biológicas, 1 em Biológicas/Exatas, 22 em Ciências Exatas e 31 em Ciências Humanas. A publicação também traz três carreiras de treinamento, voltadas a estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio. Essas vagas são apenas para simulação, sem possibilidade de matrícula, e têm como objetivo familiarizar o candidato com o processo seletivo.
Este guia integra uma série de materiais produzidos pela FUVEST para orientar os estudantes em cada etapa da preparação. Além dele, serão lançados ainda neste mês o Guia da Jornada, que trata de todas as etapas desde a inscrição até a matrícula, e o Guia de Provas, com orientações sobre como se preparar para o exame. Também já está disponível o Guia de Inclusão, lançado em maio, que pode ser acessado aqui.
O calendário oficial do Vestibular FUVEST 2026 já foi divulgado: as inscrições estarão abertas de 18 de agosto a 7 de outubro de 2025. A prova da primeira fase será aplicada em 23 de novembro de 2025 e a segunda fase nos dias 14 e 15 de dezembro. As provas de competências específicas para cursos como Música, Artes Visuais e Artes Cênicas ocorrerão entre os dias 9 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A primeira chamada dos aprovados está prevista para 23 de janeiro de 2026.
LEIA TAMBÉM