Atenção, vestibulandos: estão abertas as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026! A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) começou a receber hoje as inscrições para quem deseja disputar uma vaga na Universidade Estadual de Campinas no próximo ano. O prazo vai até o dia 1º de setembro, e todo o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site da Comvest.
A taxa de inscrição é de R$ 221,00 e poderá ser paga até 8 de setembro. O candidato pode escolher até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área. Ao todo, o vestibular tradicional oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. O total de vagas regulares da Unicamp para 2026 é de 3.368.
Todas as informações detalhadas estão no Manual do Ingresso 2026, que já está disponível no site da Comvest, clicando aqui.
As provas serão aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo e em 6 capitais de outros estados. No interior de São Paulo, haverá provas em Campinas, Sorocaba, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Piracicaba, entre outras cidades. As capitais que terão o exame são São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA) e Brasília (DF).
Este ano, 9.404 candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, válida tanto para o Vestibular quanto para a modalidade Enem-Unicamp. Esses estudantes deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento na hora de se inscrever isso evita que o boleto seja gerado.
O QUE MUDA NO VESTIBULAR 2026
O Vestibular Unicamp 2026 terá duas mudanças importantes:
1. Redução de questões na segunda fase
No segundo dia da segunda fase, as provas específicas por área terão duas questões a menos, tornando a etapa menos cansativa. Veja como ficará a nova distribuição:
- Ciências da Natureza: 7 questões de Biologia e 5 de Química (antes eram 8 e 6, respectivamente)
- Ciências Exatas: 5 questões de Física e 5 de Química (antes eram 6 de cada)
- Ciências Humanas: 5 questões de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia (antes eram 6 de História e Geografia)
Além disso, todos os candidatos farão, nesse segundo dia, questões interdisciplinares de Ciências Humanas (2 perguntas) e também responderão questões de Matemática 4 questões para candidatos de Humanas e Biológicas, e 6 para os de Exatas.
2. Sem prova de habilidades específicas para Arquitetura
Outra novidade é que, pela primeira vez, o curso de Arquitetura e Urbanismo não exigirá a prova de habilidades específicas. Isso significa que os candidatos farão apenas as provas da primeira e segunda fases, como os demais cursos.
As principais etapas do Vestibular Unicamp 2026 já estão definidas. A prova da primeira fase será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Ambas as fases acontecerão no período da manhã, com início às 9h. Antes da primeira fase, os candidatos ao curso de Música deverão realizar a etapa de Habilidades Específicas, por meio do envio de vídeos pela internet, no período de 15 a 30 de setembro. Já para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas específicas serão presenciais e ocorrerão entre os dias 3 e 5 de dezembro.
ENEM-Unicamp e PAAIS
Alunos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusiva da Unicamp) ou pelas cotas étnico-raciais, ao se inscreverem no vestibular tradicional, já estarão automaticamente inscritos também na modalidade Enem-Unicamp 2026, sem custo adicional e sem necessidade de nova inscrição em novembro.
TREINEIROS
A Unicamp mantém a opção para treineiros, ou seja, estudantes que ainda estão no Ensino Médio. Neste ano, como em 2024, os candidatos devem escolher uma entre três áreas para fazer a prova: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Biológicas/Saúde
Os treineiros não participam das provas de habilidades específicas, nem concorrem às vagas, mas recebem um certificado de participação e sua classificação geral.
CALENDÁRIO COMPLETO
- Inscrições abertas: 1º de agosto a 1º de setembro
- Pagamento da taxa: até 8 de setembro
- Prova de Habilidades Específicas - Música: 15 a 30 de setembro (envio de vídeos)
- 1ª fase: 26 de outubro
- 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro
- Provas de Habilidades Específicas (Artes): 3 a 5 de dezembro
- Resultado da 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
- Matrícula da 1ª chamada (online): das 9h do dia 26/01 até 17h do dia 27/01
- 2ª chamada: 2 de fevereiro
- Matrícula da 2ª chamada (online): das 9h do dia 03/02 até 17h do dia 04/02
- 3ª chamada: 9 de fevereiro
A Comvest prevê até oito chamadas no total, e o cronograma completo está disponível no site oficial do vestibular.
LEIA TAMBÉM
Número de inscritos no Enem 2025 cresce mais de 11% e passa de 4,8 milhões