
*Por Patricia Capovilla
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) liberou a consulta aos locais de prova da segunda fase do Vestibular 2026, que será aplicada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Atenção: os candidatos devem verificar o endereço onde irão realizar as provas, já que o local pode ser diferente do da 1ª fase, inclusive com mudança de cidade.
A consulta é individual e deve ser feita exclusivamente na área do candidato, na página do Vestibular Unicamp 2026.
Nesta edição, 13.045 estudantes foram aprovados para a segunda fase, que oferece 2.530 vagas em 69 cursos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As provas serão realizadas em diversas cidades paulistas entre elas Campinas, São Paulo, Jundiaí, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Bauru, Guarulhos e Ribeirão Preto além de seis capitais fora do estado: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A Comvest também divulgou uma lista de cidades em que houve realocação obrigatória dos candidatos. Quem prestou a 1ª fase em Americana, por exemplo, agora fará a 2ª fase em Limeira; já os candidatos de Araçatuba foram transferidos para Presidente Prudente. Também houve mudança para estudantes de Barueri (Osasco), Bragança Paulista (Campinas), Franca (Ribeirão Preto), Lorena (São José dos Campos), Mogi das Cruzes (Guarulhos), São Bernardo do Campo (Santo André), entre outros. A recomendação é que todos confiram seu local atualizado, para evitar deslocamentos incorretos no dia da prova.
Chegada, materiais permitidos e duração
A orientação é para que os candidatos cheguem às 8h (horário de Brasília). A entrada será permitida até as 9h, sem exceções. As provas terão cinco horas de duração em cada um dos dois dias.
Para realizar o exame, é obrigatório apresentar o documento de identidade informado na inscrição. O candidato deve levar caneta preta transparente, lápis e borracha. Régua transparente e compasso estão autorizados.
É proibido o uso de celulares, relógios, dispositivos eletrônicos, lapiseira, corretivo líquido, marca-texto, boné, bandanas e chapéus. É permitido levar água, sucos, chocolates e alimentos leves.
Como será a 2ª fase?
A segunda fase é formada por provas dissertativas, compostas por uma parte comum a todos os candidatos e outra específica, conforme a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção Ciências Biológicas/Saúde, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Humanas/Artes. Cada questão vale quatro pontos, divididos em dois itens.
No primeiro dia, os candidatos respondem à Prova de Redação (que traz duas propostas, das quais o candidato escolhe uma), à Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (com seis questões) e à Prova Interdisciplinar, que inclui duas questões de Inglês e duas de Ciências da Natureza.
No segundo dia, todos realizam a Prova de Matemática com seis questões para cursos da área de Exatas/Tecnológicas e quatro para os demais e a Prova Interdisciplinar de Ciências Humanas. Depois, vêm as provas de conhecimentos específicos:
- Ciências Biológicas/Saúde: Biologia (7 questões) e Química (5 questões)
- Ciências Exatas/Tecnológicas: Física (5 questões) e Química (5 questões)
- Ciências Humanas/Artes: Geografia (5), História (5), Filosofia (1) e Sociologia (1)
Próximas etapas do vestibular
As Provas de Habilidades Específicas para Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança acontecem de 3 a 5 de dezembro, exclusivamente em Campinas. A primeira chamada geral com os nomes dos aprovados será divulgada em 23 de janeiro, e os convocados deverão efetuar a matrícula online nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026.
LEIA TAMBÉM
Gabaritos e cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025 já estão disponíveis







