*Por Patrícia Capovilla
Se você foi pré-selecionado para uma das vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) - referente ao primeiro semestre de 2025, é melhor correr: o prazo para comprovar as informações declaradas termina nesta quinta-feira (8). Quem perder a data pode ficar fora do programa e perder a oportunidade de estudar em uma instituição superior de ensino privada com benefícios exclusivos.
O resultado com a ordem de classificação foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 6 e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (clique aqui para acessar). Agora, os candidatos que aparecem na lista precisam cumprir algumas etapas obrigatórias para garantir o financiamento.
Essas vagas são chamadas de "remanescentes" porque sobraram após as etapas regulares do Fies. Elas são destinadas a quem tem condições de acompanhar o semestre mesmo entrando com o curso em andamento.
CONFIRA O PASSO A PASSO PARA VALIDAR SUA VAGA NO FIES
- Compareça à CPSA da sua instituição
- A CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) é o setor responsável por verificar suas informações. Entre em contato hoje e entregue a documentação exigida presencialmente ou de forma digital, conforme as regras da faculdade.
- Valide com o agente financeiro
- Três dias úteis depois da validação da inscrição pela CPSA, você tem até 10 dias úteis para ir ao banco conveniado e confirmar seus dados. Leve toda a documentação necessária para ter aceso ao crédito.
- Formalize o financiamento
- Depois que o agente financeiro aprovar sua solicitação, é hora de assinar o contrato e garantir sua vaga financiada!
Segundo o edital do Fies, 50% das vagas remanescentes são reservadas para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único). Também há vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência, com base nos dados populacionais do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) por estado.
Os candidatos que se enquadram no Fies Social (quem tem renda mais baixa e está no CadÚnico) podem contratar o financiamento de até 100% do valor da mensalidade. Neste caso, não é necessário comprovar a renda na CPSA mas é preciso ir até lá para validar os demais dados. Se houver qualquer divergência, a faculdade pode exigir documentos complementares.
Já os candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico indicando o tipo e o grau da condição, com o código CID (Classificação Internacional de Doenças), mesmo que estejam inscritos no Fies Social.
Criado em 2001, o Fies é um programa do MEC que ajuda estudantes a bancarem cursos superiores em faculdades privadas. Para participar, a instituição precisa estar cadastrada no Fies e ter uma boa avaliação no MEC.
Só neste ano, mais de 112 mil vagas serão oferecidas. No primeiro semestre, foram 67 mil. As demais devem ser disponibilizadas no segundo semestre de 2025.
LEIA MAIS