
*Por Patrícia Capovilla
O prazo final para quem precisa ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) termina nesta quarta-feira (7). A taxa é obrigatória apenas para os candidatos que se inscreveram no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2024, não compareceram no dia da prova, não justificaram a ausência ou não tiveram a justificativa aprovada pelo órgão.
O valor deve ser pago por meio de boleto bancário, que está disponível na Página do Participante do Encceja (clique aqui para acessar). Para gerar o documento, é necessário fazer login no sistema com CPF e senha e selecionar a opção "Boleto de Cobrança". O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou via aplicativo bancário até o fim do dia de hoje.
O ressarcimento é obrigatório para o candidato nessas situações. Quem não fizer a regularização dentro do prazo ficará impedido de participar das próximas edições da prova, considerada a principal porta de entrada para a conclusão do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos fora da idade escolar tradicional.
Vale lembrar que o Encceja é um exame totalmente gratuito. Não há taxa de inscrição nem qualquer outro custo para participar da prova. No entanto, a multa de R$ 40 foi criada para evitar o alto índice de abstenções que, em edições anteriores, sobrecarregaram a logística e os custos da aplicação. Só paga essa taxa quem não compareceu à prova do ano anterior sem apresentar uma justificativa aceita pelo Inep.
Se o boleto ainda não apareceu para você, mesmo após ter feito o login e seguido os passos corretos, o Inep orienta que entre em contato o quanto antes por meio do telefone 0800 61 61 61. O atendimento, gratuito, termina às 20h. Mas corra para resolver tudo ainda hoje.
O QUE É O ENCCEJA E POR QUE ELE É IMPORTANTE?
Criado pelo Inep, o Encceja é um exame nacional voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Com ele, é possível obter gratuitamente o diploma do ensino fundamental ou médio, o que pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho, cursos técnicos e o ingresso no ensino superior.
A prova é aplicada uma vez por ano e avalia conteúdos compatíveis com os currículos básicos das etapas de ensino. Para quem deseja prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingressar em uma universidade, é possível usar a certificação obtida pelo Encceja.
LEIA MAIS