Elas podem ser retiradas de livros, entrevistas, notícias e até mesmo de séries, músicas e filmes, mas é necessário ter muita cautela, já que o uso incorreto mostra um despreparo do participante.
As citações podem ser realizadas de forma direta ou indireta.
COMO FAZER UMA CITAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM?
Quando citada de forma direta, o participante escreve o texto ou fala da forma original, incluindo aspas. Neste caso é importante transcrever exatamente o que foi dito.
Quando citada de forma indireta, o participante transmite a ideia por trás da fala, não sendo necessário o uso de aspas e nem a fala exata. Essa forma é a mais utilizada entre os participantes já que, por conta do nervosismo, o vestibulando pode não lembrar exatamente o que foi escrito mas, mesmo assim, transmitir com clareza o que deseja passar.
LEIA MAIS
Quais cursos estão em alta hoje no mercado?
Quais universidades fora do Brasil aceitam a nota do ENEM?
É importante utilizá-la em partes que reforcem seu argumento, contribuindo para o raciocínio da justificativa que se está apresentando e nunca deixá-las soltas, conectando sempre com o que você estava escrevendo.
Além disso, utilizar diferentes autores pode enriquecer ainda mais o seu texto, portanto é imprescindível estar sempre estudando referências.
*Por Livia Amaro
LEIA TAMBÉM