O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal forma de ingresso em universidades brasileiras, mas o que muitos alunos não sabem é que o exame funciona também para universidades do exterior.
Por ser uma avaliação padronizada, que avalia o conhecimento em várias áreas, muitos países estrangeiros consideram essa prova um critério justo para a aprovação de brasileiros.
QUAIS UNIVERSIDADES FORA DO BRASIL ACEITAM A NOTA DO ENEM?
A nota do ENEM passou a ser aceita para faculdades fora do Brasil em 2014, com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente 50 instituições portuguesas aceitam o exame como forma de ingresso.
Mas a nota não se limita apenas à inscrição em países de língua portuguesa.
LEIA MAIS
Como se inscrever no Vestibular da Unesp 2025?
Como se inscrever na graduação da Ilum Escola de Ciência do CNPEM?
Nos Estados Unidos, instituições renomadas como New York University, Temple University e Northwestern University aceitam a nota do ENEM.
Na França, os alunos podem se inscrever para Université Paris-Saclay, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lion e École Normale Supérieure.
Já no Canadá, algumas universidades aceitam a nota do ENEM como parte do processo de admissão, entre elas a Universidade de Toronto, Humber College e University of British Columbia.
No Reino Unido, a Universidade de Kingston, a Universidade de Glasgow e a Universidade de Birkbeck aceitam a nota do exame como parte do processo seletivo.
Vale ressaltar que alguns países exigem proficiência na língua.
*Por Lívia Amaro
LEIA TAMBÉM