O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa nesta terça-feira (10) e vai até 21 de maio. As inscrições podem ser feitas na Página do Participante.
A taxa não teve aumento e custa R$ 85. Pela primeira vez, os interessados em participar do Enem poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.
O Enem é o principal meio para ingressar nas universidades públicas no Brasil. Além das federais, várias instituições de ensino superior estaduais aceitam a nota do Enem como meio de ingresso além de instituições privadas e estrangeiras, principalmente em Portugal.
Saiba mais sobre o Enem 2022 nesta matéria do Virando Bixo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, já divulgou a lista de candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa aceitas. A lista pode ser consultada aqui.
Mas atenção! Mesmo quem conseguiu o benefício tem que fazer a inscrição indicando, no campo apropriado que possui direito à isenção.
Inscrição No momento da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.
Atendimento O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
Documentação Na documentação comprobatória, é necessário constar o nome completo do participante; o diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e a assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Tempo adicional - O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.
Nome social Outra novidade do edital do Enem 2022 é em relação ao tratamento por nome social. Agora, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Consulte os editais do Enem impresso e do Enem digital.