Publicidade

dicasdeestudo

Dia do Vestibulando: alunas contam suas histórias de sucesso

Para estudantes cearenses que ingressaram na USP e na Unicamp, sucesso depende de calma, confiança e de aprender com os próprios erros

| Da Redação -

No Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio, nada melhor do que ouvir as dicas de estudantes que foram bem sucedidos no sonho de ingressar numa faculdade. Para isso, o Virando Bixo traz a história de duas estudantes cearenses, que conseguiram ótimos resultados nos exames e ingressaram nos cursos que desejavam. 

 
Nas provas, mantenha a calma e a confiança 
 
Ana Beatriz Lima Buarque, de 17 anos obteve nota máxima na redação da Fuvest, que seleciona os alunos da Universidade de São Paulo (USP). Ana Beatriz estudou no Colégio Master, de Fortaleza (CE), e foi aprovada em diversas universidades e cursos, incluindo medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Além do destaque na USP, foi aprovada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde cursa Engenharia da Computação.


Para ela, no setor emocional, o segredo para o sucesso nas provas é manter a calma durante todo o processo, ter confiança em si mesmo e em seus conhecimentos adquiridos. Já o estudo do conteúdo pode ser feito por meio de questões e de provas antigas. "Fazer provas passadas, questões semelhantes e se habituar a incorporar as práticas na rotina ajuda muito a ter uma boa relação com a ideia do vestibular, pois se aprende como é a prova, como responder, o que precisa estudar e o que cai mais. Além disso, o estado emocional acaba ficando um pouco mais preparado, você vê o que pode acontecer nas mais diversas situações", sugere.
 

Por fim, Ana revela como conquistou esse excelente resultado: "parte do meu repertório sociocultural veio do que o professor falava a mais na sala, alguma curiosidade, mas o que eu acho que garantiu a nota máxima foi, sobretudo, minha opinião autoral. Eu realmente coloquei uma opinião autêntica no texto e isso foi fruto de exercitar meu pensamento crítico ao longo dos anos. No dia a dia, assistia a séries e filmes, lia livros e até posts nas redes sociais e, a partir disso, desenvolvia meu pensamento crítico, vendo opiniões contrárias e refletindo sobre elas, trazendo argumentos e me desafiando a pegar coisas do dia a dia e transformá-las em repertório".
  

Use os erros a seu favor 

Alice Nogueira Brayner, 19 anos,  cursa Medicina na USP. Ela concluiu o seu ensino médio em 2022 no Colégio Master e fazia parte da turma MedMaster, a mais avançada da instituição. Sua preparação exigiu muita disciplina e dedicação integral aos estudos. "Eu sabia do tamanho do meu sonho, que era passar em Medicina na USP, reconhecia que meu esforço deveria ser proporcional a isso. Escolhi esse curso porque tinha desejo de contribuir com a minha comunidade da forma mais nobre possível: dedicando meu tempo e o meu conhecimento".

Sobre seu diferencial, Alice menciona a "famosa sandália da humildade e o reconhecimento de que ninguém nasce sabendo de tudo, então, aprendeu a errar. "Aprendi a filtrar o máximo de conhecimento possível por meio dos meus erros, a ser compreensiva com meus limites, a não subestimar uma aula, matéria ou professor por achar que sei de tudo. Se eu soubesse, não estaria naquela sala de aula. Entender suas limitações e suas vantagens é essencial nessa trajetória".

Aos futuros vestibulandos, ela recomenda que sejam humildes e pacientes e a nunca desistirem do que realmente querem: "nenhum sonho é tão grande que não possa se tornar realidade! Estude, seja disciplinado, abra mão do que tiver de abrir. Acredite: tudo vai valer a pena no final, nada paga ler seu nome na lista de aprovados".


Publicidade

Últimas Notícias

Língua Portuguesa e Matemática: o que mais cai na prova da Unicamp
Estudo de obras obrigatórias no vestibular exige estratégia
A IA ajuda ou atrapalha na preparação para a redação do Enem?
5 dicas para ficar bem preparado para o vestibular da Fuvest
Três temas de atualidades que podem cair na redaçao do Enem
Como lidar com a ansiedade gerada pela pressão do vestibular?
Será que você tem perfil para fazer um cursinho online?
6 dicas para sustentar o ritmo de estudos durante as férias
Crise dos refugiados é tema cotado para o Enem e vestibular
Dia do Cinema Brasileiro: como os filmes ajudam você no vestibular?
Inscrições abertas para o 3º Simulado Aberto Fuvest do Poliedro
Meio Ambiente: como o tema pode aparecer nos vestibulares?
Saiba como o ChatGPT pode te ajudar a passar no vestibular
Vestibular de meio de ano: existe uma fórmula para passar?
Live dá dicas sobre plano de estudos e qualidade de vida
Conheça em HQ e filme a obra do escritor Mário de Andrade
Guerra na Ucrânia: o que isso tem a ver com o vestibular?
Como manter a concentração nos estudos na volta às aulas?
3 dicas para fazer uma boa redação no vestibular da Fuvest
Simulado prepara candidatos para a segunda fase da Fuvest

Publicidade

Publicidade