Publicidade

intercambio

O que é essencial em Sociologia e Filosofia? Veja as dicas

Professora Jéssica, que leciona Ciências Humanas na Oficina do Estudante, detalha o que é fundamental estudar para o Enem

| Da Redação -

Preparado para fazer a revisão de Filosofia e Sociologia? Essas são as disciplinas da semana no Virando Bixo.

As provas marcam o encerramento do primeiro ciclo de provas do simulado. Semana que vem, começa o Ciclo 2, com novas provas, com maior grau de dificuldade das nove disciplinas avaliadas no Virando Bixo Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia/Atualidades, Biologia, Química, Física, Inglês, Filosofia e Sociologia.

Apesar de as provas já estarem sendo realizadas, vestibulandos e treineiros podem se inscrever e participar do Virando Bixo! Além de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vesibulares ou mesmo reforçar os estudos, os participantes concorrem a um carro 0 km (categoria Vestibulando) e a um intercâmbio (categoria Treineiro). Basta fazer a inscrição (é grátis!) e começar a responder às provas. Mesmo começando agora, é possível ter acesso às provas anteriores.

Mas o que estudar para se preparar para as provas de Filosofia e Sociologia? A professora Jéssica Omena Valmorbida, de Ciências Humanas, da Oficina do Estudante, tem dicas preciosas para quem precisa se organizar nos estudos dessas disciplinas.

Como Fiolosofia e Sociologia foram incorporadas ao currículo do ensino médio recentemente, ainda não há um programa consolidado, afirma a docente. "USP e Unicamp, por exemplo, não informam nos programas de seus vestibulares os tópicos dessas discipinas. Então, na maior parte dos vestibulares, a tendência é que as questões seja mais gerais", afirma. Mas há exceções, como os vestibulares da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que costumam incluir questões bem específicas.

Então, o importante, é conhecer as características gerais dos diferentes períodos e alguns autores tradicionais:

Antiguidade: Socrates e Platão.  

Idade Média: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.  

Modernidade: Descartes, Kant, Nietzsche e Schoppenhauer.

Na Sociologia, também há autores clássicos, que merecem um olhar cuidadoso por parte dos vestibulandos. "É imprescindível saber um pouco sobre Karl Marx, Weber e Durkhein. Também é bom estudar um pouco sobre Positivismo, que está na base, na fundação da Sociologia", comenta Jéssica.

Mas é preciso conhecer toda a obra desses autores? Como dar conta de tanta leitura? O ideal seria isso, mas diante da carga de estudos que os vestibulares exigem, a professora Jéssica dá outra dica: "A primeira coisa é entender que não existe uma produção de conhecimento, na filosofia ou sociologia, que esteja fora do seu tempo. Todo filósofo e todo sociológo estão tentando a uma questão que o seu tempo presente lhe coloca", explica ela.

Então, na Antiguidade, as questões centrais geralmente são sobre temas como o surgimento da democracia ou o consolidação das cidades. Na Idade Média, em que a Igreja é uma insituição que produz, delimita e gera os saberes, não existe filosofia que esteja aquem dessa probemática.  

"Na Modernidade é a mesma coisa: a maior parte dos filósofoso dessa época se debruce sobre questões ligadas à organização social a partir do modelo de produção instaurado pela Revolução Industrial", analisa.

Então a dica é: ainda que você não tenha ouvido falar daquele filósofo, procure pensar nas teorias dele a partir do momento histórico em que ele está inserido.

Em Sociologia, a professora Jéssica aposta em temas relacionados à organizaçao do modelo politico. "Falou-se muito recentemente da ideia de regime de governo. Na conjuntura política atual, fala-se que o presidencialismo de coalizção está em xeque. Vale a pena ler estudar um pouco sobre as relações entre os poderes".

No caso do Enem, a ampliação dos direitos das chamadas minorias ou ainda questões de diversidade têm sido temas recorrentes.  

A videoaula a seguir aborda temas da Filosofia da Antiguidade: 

 


  

E o vídeo abaixo, do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, é sobre o chamado "tripé da Sociologia": Marx, Weber e Durkhein. Confira!  


 

 




Publicidade

Últimas Notícias

Evento traz 40 faculdades e escolas estrangeiras a São Paulo
Quais são os três melhores destinos de intercâmbio em 2023?
Intercâmbio: Uma experiência para cada fase da vida?
Abertura das fronteiras viabiliza intercâmbio para os EUA

Publicidade

Viu Essa?

Ator Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo
Netflix divulga novo trailer arrepiante de Stranger Things
Funcionário de Cristiano Ronaldo destrói carro de R$ 10 milhões

Publicidade