
O segundo dia de provas da segunda fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2026, realizado nesta segunda-feira, 15, foi marcado por questões que dialogaram com temas atuais, referências culturais e conteúdos clássicos do ensino médio. Assuntos ligados ao meio ambiente apareceram de forma recorrente nas diferentes disciplinas, assim como abordagens criativas que recorreram à cultura geek para contextualizar conceitos científicos.
Entre os destaques, a Amazônia Legal foi tema de questões de Geografia, enquanto a energia solar e a propagação da luz estiveram presentes na prova de Física. As mudanças climáticas e seus efeitos sobre os oceanos também foram exploradas em Geografia e Biologia. Já em História, além de uma questão relacionada aos oceanos no contexto das Grandes Navegações, os candidatos precisaram demonstrar conhecimento sobre acontecimentos como a Grande Depressão de 1929, os eventos da Praça da Paz Celestial, na China, em 1989, e temas históricos discutidos a partir de textos de Machado de Assis e da escritora moçambicana Paulina Chiziane.
A prova também apostou em abordagens inusitadas. O milho apareceu em duas disciplinas: em Física, associado ao movimento da pipoca, e em Química, no estudo do ciclo do milho, com base na música "Festa do Milho", de Luiz Gonzaga. A cultura pop esteve presente em uma questão de Química inspirada no filme De Volta para o Futuro, que completa 40 anos em 2025, e em um problema de Física envolvendo o cálculo do deslocamento das teias lançadas pelo personagem Homem-Aranha.
Abstenção ficou em 6,86% no segundo dia
Segundo a Fuvest, o índice de abstenção no segundo dia da segunda fase foi de 6,86%. Dos 30.787 candidatos convocados para essa etapa, 2.115 não compareceram aos locais de prova. No primeiro dia, a taxa havia sido de 5,94%. Considerando os dois dias, a média de abstenção ficou em 6,40%.
No vestibular anterior, os percentuais foram ligeiramente mais altos: 6,22% no primeiro dia, 7,12% no segundo e média geral de 6,67%. Entre as cidades com menor índice de ausências no segundo dia, estão Pirassununga, Campinas, Presidente Prudente, Piracicaba e Jundiaí. Já Limeira registrou o maior percentual de abstenção. Na capital paulista, o índice foi de 6,70%.
Cadernos de prova e respostas esperadas já estão disponíveis
Os cadernos de prova do segundo dia da segunda fase já podem ser consultados no site da instituição, no link https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-prova.pdf. Ao todo, os candidatos responderam a 12 questões discursivas, cujas disciplinas variaram de acordo com a carreira escolhida.
Também foram divulgadas as respostas esperadas, elaboradas pelas bancas responsáveis, com base no conteúdo curricular do ensino médio. Elas indicam o que seria considerado uma resposta ideal e podem sofrer ajustes durante o processo de correção.
Respostas esperadas por disciplina:
- Matemática https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-matematica.pdf
- Física https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-fisica.pdf
- Química https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-quimica.pdf
- Biologia https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-biologia.pdf
- História https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-historia.pdf
- Geografia https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuvest2026-fase2-dia2-respostas-esperadas-geografia.pdf
Próximas datas do vestibular
A divulgação do resultado final e a convocação para a primeira chamada de matrícula dos aprovados estão previstas para 23 de janeiro de 2026. O calendário do vestibular da Fuvest 2026 prevê ainda as seguintes datas:
- Provas de competências específicas Artes Cênicas: de 5 a 9 de janeiro de 2026
- Segunda chamada: 3 de fevereiro de 2026
- Terceira chamada: 10 de fevereiro de 2026
LEIA TAMBÉM
Unesp registra 12,6% de abstenção na segunda fase do Vestibular 2026














