Publicidade

noticias

MEC vai fiscalizar 4 faculdades para apurar possíveis irregularidades

Se encontradas falhas, instituições podem ser descredenciadas do programa.

| Da redação -

O Ministério da Educação vai fazer uma apuração rigorosa em quatro instituições de ensino superior que oferecem o Programa Universidade Para Todos (Prouni) em Piracicaba. O objetivo é conferir o cumprimento da legislação referente ao programa. Na cidade serão fiscalizadas a Faculdade de Tecnologia (Fatep), Anhanguera, Salesiana Dom Bosco e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Juntas, elas oferecem 1.163 bolsas pelo Prouni.

A decisão do MEC foi anunciada na quarta-feira (25) e será estendida a todas as instituições que oferecem o Prouni no Brasil. A medida foi tomada após notificação à Faculdade de Artes, Ciência e Tecnologia, de Salvador, para prestar esclarecimentos sobre a suposta cobrança indevida da anuidade escolar, como forma de driblar as bolsas parciais do programa.

Instituições
Em nota, a Anhanguera Educacional afirmou que é favorável a toda e qualquer ação de controle para que Prouni e Fies tenham seu funcionamento conforme previsto. A instituição oferece 465 bolsas pelo programa, das quais 308 de 50% e 157 integrais.

A Unimep informou que atende as exigências determinadas pela legislação que rege o Prouni e que o processo para o preenchimento de vagas é constituído por entrevistas coordenadas por assistentes sociais, entrega de documentos comprobatórios e encaminhamento às comissões internas para validação do candidato. A instituição disponibiliza 660 vagas para o primeiro semestre de 2012.

A Direção da Fatep esclarece que cumpre todas as determinações do MEC e fornecerá a documentação que lhe for solicitada. Reforça também que apoia uma averiguação rigorosa para que o programa se mantenha confiável e fidelizado às suas propostas. A instituição oferece 28 bolsas integrais pelo Prouni.

Até às 8h10 desta sexta-feira (27), a Faculdade Salesiana Dom Bosco não se manifestou sobre o assunto. A instituição oferece 10 bolsas pelo Prouni.

Publicidade