Fuvest anuncia mudanças nos vestibulares 2027 e 2028
Para a próxima edição, as mudanças são na 1ª fase; em 2028, na segunda

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) anunciou mudanças importantes nos vestibulares de 2027 e 2028, que vão alterar o número de questões, a organização das provas e ampliar a abordagem interdisciplinar em diferentes fases do processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo).
A principal alteração, já prevista para o Vestibular 2027, está na 1ª fase. A prova terá menos questões de múltipla escolha: em vez das tradicionais 90, serão aplicadas 80 questões, sem mudança no tempo total de duração. Com isso, a expectativa é que os candidatos tenham mais tempo para analisar cada pergunta, que passa a explorar com mais profundidade a conexão entre conhecimentos de diferentes áreas.
As mudanças ficam ainda mais amplas no Vestibular 2028, que será aplicado em 2027. Nessa edição, as alterações alcançam também a 2ª Fase do processo seletivo.
No primeiro dia da 2ª fase, a prova passará a contemplar a área de Linguagens e suas Tecnologias, reunindo conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. A reformulação permite a adoção de uma abordagem interdisciplinar também nessa etapa. O número de questões será reduzido de 10 para 8, além da produção da redação, que continua obrigatória.
Já no segundo dia da 2ª fase, o total de questões cairá de 12 para 10. Outra mudança relevante é a redução nos tipos de prova aplicados: atualmente são 22 modelos diferentes; com a nova estrutura, serão apenas seis tipos, definidos de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
Os novos modelos de prova da 2ª Fase serão organizados da seguinte forma:
- Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias 10 questões, em abordagem pura e/ou aplicada;
- Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias 10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada;
- Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada;
- Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
- Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
- Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões, em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões, em abordagem interdisciplinar ou isolada).
Ao longo de 2026, a Pró-Reitoria de Graduação da USP deverá consultar as unidades da universidade para definir qual modelo de prova será aplicado em cada carreira. Assim que esse processo for concluído, a Fuvest divulgará a relação oficial. "É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª fase do Vestibular aplicado em 2027", afirma o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP e fazem parte de um processo de reformulação mais amplo. Segundo a Fuvest, as novas medidas dão continuidade às alterações aprovadas em 2024, que incluíram a inserção de novas componentes curriculares, a reformulação do programa da 1ª fase e de parte da 2ª fase, além da adoção de múltiplos gêneros textuais na redação.
LEIA TAMBÉM
Unicamp abre inscrições gratuitas para as Vagas Olímpicas 2026









