
O resultado individual da chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do MEC (Ministério da Educação). O acesso é feito com o login da plataforma Gov.br.
Nesta edição, o Sisu ofertou 274.876 vagas em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior de todo o país, entre universidades e institutos federais. Esse número representa um crescimento de 5% em relação à edição anterior, com 13.097 vagas a mais.
O Sisu tem como objetivo democratizar o acesso às instituições públicas de educação superior que aderiram ao processo seletivo. Pela primeira vez, nesta edição, puderam se inscrever os estudantes que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, 2024 ou 2025.
Ao fazer a consulta, já é possível ver no sistema seu resultado individual e a melhor classificação entre as modalidades de concorrência para cada curso. Essas informações ajudam na tomada de decisão, inclusive sobre a participação na lista de espera.
Matrícula dos selecionados
Se você foi selecionado dentro das vagas disponíveis na chamada regular, você deve realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro. O período exato de matrícula e a documentação exigida estão definidos no edital da instituição de ensino na qual você foi aprovado. É fundamental acompanhar os canais oficiais da universidade ou instituto para não perder prazos.
Lista de espera: como funciona
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular e desejarem concorrer a vagas remanescentes podem manifestar interesse na lista de espera. Essa manifestação deve ser feita até 2 de fevereiro, também pelo Portal Acesso Único.
Alguns pontos importantes sobre a lista de espera:
- A convocação segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse.
- A convocação é feita diretamente pela instituição de ensino em que o estudante se inscreveu.
- Cada candidato pode participar de apenas uma opção de curso na lista de espera.
- É essencial consultar os canais oficiais da instituição de interesse e observar as regras e prazos estabelecidos no edital.
Outras oportunidades: Prouni e Fies
Se você não foi aprovado na chamada regular do Sisu, ainda existem outras opções para garantir uma vaga no ensino superior já no primeiro semestre:
- Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 25. O programa oferece mais de 594 mil bolsas disponíveis para quem atende aos critérios do programa e deseja estudar no semestre que se inicia. As inscrições devem ser feitas pelo link https://acessounico.mec.gov.br/prouni
- Fies
No Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), os interessados podem financiar seus cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Com o Fies Social, é possível financiar até 100% do valor total do curso. As inscrições começam em 3 de fevereiro. É possível, em algumas situações, combinar uma bolsa parcial do Prouni com o financiamento pelo Fies.
LEIA MAIS
Unesp divulga aprovados em primeira chamada para as vagas olímpicas







