
Os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 já podem ser consultados. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que reúne todas as informações sobre a participação no exame.
O cartão está disponível na Página do Participante e traz número de inscrição, datas e horários das provas, endereço do local de aplicação, além de indicar se o candidato terá atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando solicitado.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas acontecerão, excepcionalmente, em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Nesses municípios, o Cartão de Confirmação será liberado posteriormente.
O QUE CAI NA PROVA?
No primeiro dia, os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. No segundo, será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada área do conhecimento contém 45 questões objetivas.
APOIO AO ESTUDANTE
Na reta final da preparação, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizou o aplicativo MEC Enem o Simuladão do Enem, que oferece simulados com questões por área, correção automatizada de redação, materiais de reforço (como vídeos e apostilas) e um assistente virtual para tirar dúvidas. Você pode acessar clicando aqui.
Outra novidade é a série de videoaulas sobre redação, lançada em parceria com o YouTube. O conteúdo aborda desde a interpretação de textos até a construção da redação, destacando as competências exigidas no exame. As aulas estão disponíveis nos canais do MEC e do YouTube Edu.
Para quem quer se aprofundar na escrita, a nova edição da cartilha "A Redação do Enem 2025 Cartilha do(a) Participante" também já está disponível no site do Inep. O material apresenta exemplos comentados de redações nota mil e explica os critérios de correção utilizados pelo Inep.
LEIA MAIS







