Quem vai prestar o Vestibular Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) precisa ficar atento às notas de corte um dos principais indicadores do desempenho necessário para seguir no processo seletivo. Essas notas mostram quantos pontos os candidatos precisaram fazer na primeira fase para serem convocados para a segunda, e são divulgadas todos os anos pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), organizadora do exame.
Mas, antes de tudo, é importante entender o que exatamente é a nota de corte. Ela não é definida previamente, nem tem relação direta com a concorrência candidato/vaga de cada curso. Elas são determinadas pelo desempenho dos candidatos na prova da primeira fase. Isso significa que, se a prova estiver mais difícil e o desempenho geral for inferior, a nota de corte tende a cair. Já se o exame estiver mais fácil e o desempenho geral for melhor, a nota sobe.
As 10 maiores notas de corte de 2025 (não cotistas, PAAIS 0)
Esses foram os cursos com maiores notas de corte na primeira fase entre os convocados para a segunda fase do Vestibular Unicamp 2025:
1. Medicina (Integral) 62
2. Engenharia de Computação (Integral) 57
3. Ciência da Computação (Noturno) 56
4. Engenharia Química (Integral) 50
5. Ciências Econômicas (Integral) 50
6. Arquitetura e Urbanismo (Noturno) 51
7. Engenharia Elétrica (Integral) 49
8. Farmácia (Integral) 47
9. Engenharia Mecânica (Integral) 47
10. Comunicação Social Midialogia - 47
Você pode acessar a tabela com as notas de corte do último vestibular da Unicamp neste link https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/vestibular-2025/numero-de-acertos-para-2a-fase/
Esses números correspondem ao desempenho dos últimos convocados para a segunda fase em 2025, segundo dados divulgados pela Comvest. As notas de 2026 só serão conhecidas após a correção da prova deste ano, mas os resultados anteriores servem como referência útil, já que as variações costumam ser pequenas entre um ano e outro.
Vale lembrar que as notas de corte mencionadas são para alunos não cotistas e que não fazem parte do PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social). Para eles, a nota de corte é diferente. Para se ter uma ideia, um aluno cotista com PAAIS 60 tem 50 como nota de corte para medicina.