Na reta final para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, os estudantes ganharam um novo aliado na preparação: o aplicativo MEC Enem o Simuladão do Enem, lançado pelo MEC (Ministério da Educação). A ferramenta reúne simulados, vídeos, apostilas, correção automatizada de redações e até um assistente virtual com inteligência artificial para ajudar os candidatos a organizarem os estudos. As provas do Enem acontecem nos dias 9 e 16 de novembro.
Disponível gratuitamente na Apple Store, Google Play e também na versão web (app.mecenem.mec.gov.br), o aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa que queira testar seus conhecimentos desde estudantes do ensino médio até egressos e participantes de cursinhos populares. O público beneficiário do programa Pé-de-Meia também pode aproveitar a ferramenta para reforçar os estudos.
Como funciona o MEC Enem
Após fazer o login com a conta gov.br, o estudante tem acesso a uma série de recursos:
Trilhas de estudo organizadas por campo do conhecimento e nível de complexidade;
Simulados completos, com questões de provas anteriores do Enem;
Assistente virtual com IA, que cria planos e cronogramas de estudo personalizados e tira dúvidas sobre os conteúdos do exame;
Correção automática de redação, com resultados rápidos e sugestões de melhoria.
O aplicativo ainda conta com um cronômetro para as seções de questionário e redação, simulando a experiência real da prova. As pontuações e conquistas de cada usuário ficam registradas em um perfil privado, e quem quiser pode compartilhar sua evolução nas redes sociais.
Redação corrigida em até 60 segundos
Para treinar a redação, o estudante deve acessar a seção Redação do aplicativo. Lá, é exibido um tema baseado em provas anteriores. O participante escreve o texto à mão, tira uma foto e envia pela plataforma. O sistema faz a transcrição automática do conteúdo e permite edições antes do envio final.
Em até 60 segundos, a inteligência artificial do MEC Enem analisa o texto e devolve uma pontuação estimada junto com dicas de aprimoramento, oferecendo uma experiência prática e rápida de aprendizado.
Com a proximidade do Enem, o novo aplicativo se soma às opções gratuitas de estudo oferecidas pelo MEC e promete ser uma ferramenta útil para quem quer revisar conteúdos e treinar sob condições semelhantes às da prova.