Em um país tão extenso como o Brasil, a língua é uma das coisas mais variadas que se tem. Essa forma de linguagem terá alterações conforme a cultura, região, época, contexto e demandas e experiência de cada indivíduo. Assim, um dos campos de estudo das linguagens é exatamente a variação linguística, ou melhor, as variações linguísticas, que podem ser:
- Históricas / Diacrônicas: quando as mudanças ocorridas na língua são consequências do tempo, que traz mudanças como a reforma ortográfica;
- Geográficas / Diatópicas: percebe-se uma variação no léxico ou de fonemas nas regiões falantes de um mesmo idioma;
- Sociais / Diastráticas: ocorrem diferenças no linguajar dependendo do grupo social da pessoa falante;
- Estilísticas / Diafásicas: essa variação diz respeito a mudanças nas escolhas de palavras para adequar-se ao estilo do contexto no qual se está falando.
Assim, não só a variação linguística está presente em nossas vidas, como também é um fator da linguagem que pode aparecer na sua prova de vestibular! Em especial o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que conta com uma área dedicada à linguagem e suas tecnologias veja a seguir.
LEIA MAIS
MEC divulga cronograma do ProUni para o segundo semestre
2025 registra segundo menor percentual de ingressantes de escolas públicas na Unicamp em 10 anos
QUESTÕES
A maior parte das questões de vestibular que podem abordar essa variedade não cobram, necessariamente, os nomes dados para cada tipo de variação - ainda que seja importante conhecê-los para saber explicar um pouco do fenômeno -, mas trazem quadrinhos, tirinhas e contextos afins para debater essas mudanças, ou ainda, a linguagem coloquial e o preconceito linguístico.
A linguagem coloquial é aquela que não abarca todos os pontos da norma culta ou padrão, por exemplo, o uso de "a gente" e não "nós" para falar de ações feitas por um grupo, o uso de gírias e afins. Enquanto o preconceito linguístico é o fenômeno que ocorre quando as pessoas não reconhecem a legitimidade dessas diferenças, reprovando quaisquer variantes linguísticas. Confira o exemplo de algumas questões que podem aparecer na sua prova clicando aqui.
Para realizar mais exercícios de fixação dessa e outras disciplinas, cadastre-se e faça as provas do Virando Bixo!
LEIA TAMBÉM