O MEC (Ministério da Educação) divulgou o cronograma do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre de 2025. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 30, e seguem até as 23h59 do dia 4 de julho, exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em universidades particulares de todo o país. Podem se inscrever os estudantes que participaram de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 ou 2024 e que obtiveram nota média mínima de 450 pontos nas cinco provas (não é necessário ser essa média em cada área, e sim na média geral). Também não podem ter zerado na redação e nem ter participado do exame como treineiros (ou seja, quem fez o exame só para testar conhecimentos, sem ter concluído o ensino médio).
Para participar, o estudante pode ser cursado o ensino médio em escola pública, parcialmente em pública e privada ou até mesmo apenas em escola privada, desde que atenda aos critérios de renda. Candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa têm direito a bolsa integral. Já os que possuem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa podem conquistar até 50% de bolsa.
Também podem concorrer PcDs (Pessoas com Deficiência) e professores da rede pública de ensino, que estejam em exercício na educação básica. Esses professores podem concorrer a bolsas para cursos de licenciatura e pedagogia, sem precisar comprovar renda.
A inscrição deve ser feita pelo site do ProUni usando o Login Gov.br. Quem ainda não tem cadastro, precisa criar uma conta gratuita. Na hora de se inscrever, o candidato deve informar dados pessoais, dados de escolaridade e de renda, além de até duas opções de curso, escolhendo: tipo de bolsa (integral ou parcial), modalidade (ampla concorrência ou cotas), curso, instituição, local e turno.
Se selecionado, o candidato deverá apresentar documentos que comprovem todas as informações declaradas na inscrição isso pode ser feito de forma presencial ou online, dependendo da instituição. Cada universidade pode, se desejar, aplicar um processo seletivo próprio, mas sem cobrança de taxas.
Vale lembrar que a participação no ProUni não impede que o candidato se inscreva em outros programas do governo, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), desde que atenda aos requisitos de cada um.
LEIA MAIS
Você sabia que treineiros também podem pedir isenção ou desconto na taxa da Fuvest?
Virando Bixo: conheça o projeto e saiba como participar
Cronograma completo do ProUni 2025 (segundo semestre):
- Inscrições: 30/06 a 04/07
- Resultado da 1ª chamada: 07/07
- Comprovação das informações da 1ª chamada: 07/07 a 18/07
- Resultado da 2ª chamada: 28/07
- Comprovação das informações da 2ª chamada: 28/07 a 11/08
- Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19/08
- Resultado da lista de espera: 22/08
- Comprovação das informações da lista de espera: 22/08 a 29/08
LEIA TAMBÉM
Conheça as quatro formas de entrar na USP