Conheça as quatro formas de entrar na USP - Virando Bixo

Publicidade

noticias

Conheça as quatro formas de entrar na USP

Saiba como conquistar uma vaga na universidade mais disputada do Brasil

| Da Redação -

Saiba como conquistar uma vaga na universidade mais disputada do Brasil (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)
Saiba como conquistar uma vaga na universidade mais disputada do Brasil (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)
*Por Patricia Capovilla 

Ingressar na USP (Universidade de São Paulo), uma das instituições mais prestigiadas da América Latina, é o sonho de milhares de estudantes todos os anos. Com 11.147 vagas disponíveis anualmente e mais de 120 mil inscritos, a disputa é acirrada. O que muita gente não sabe é que existem quatro formas diferentes de entrar na USP três delas por meio de provas e uma por participação em olimpíadas do conhecimento.

Se você está no ensino médio ou já terminou e quer garantir uma vaga desde o início do curso, é fundamental conhecer bem todas as alternativas e avaliar em qual você se encaixa melhor. Para isso, explicamos cada uma delas a seguir:

1. Vestibular da Fuvest: o principal caminho

A Fuvest (Fundação para o Vestibular), que é o vestibular propriamente dito, é a porta de entrada tradicional da USP e também a mais concorrida. Em 2026, esse vestibular vai oferecer 73% das vagas da universidade, o que representa 8.147 oportunidades.

A inscrição deve ser feita no site da Fuvest entre 18 de agosto e 7 de outubro de 2025. A primeira fase será aplicada no dia 23 de novembro, e a segunda fase, nos dias 14 e 15 de dezembro. Algumas carreiras exigem ainda provas específicas, que acontecerão entre 9 e 12 de dezembro.

As vagas da Fuvest são divididas em

60% para ampla concorrência (todo estudante, independentemente de renda ou de fazer parte de grupos minoritários)

40% para estudantes que fizeram os três anos do ensino médio em escolas públicas. Destas, 37% são reservadas para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

    2. Ingresso via Enem: o caminho pelo exame nacional

    Outra forma de entrar na USP é usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). São 1.500 vagas disponíveis por essa via.

    Mas atenção: mesmo tendo feito o Enem, o estudante precisa se inscrever no site da Fuvest para participar da seleção pela USP. A universidade então encaminha a lista de interessados ao Inep, que devolve os dados com o desempenho dos candidatos.

    Nessa modalidade, os estudantes são classificados de acordo com quatro categorias de ingresso (L1, L2, L3 e L4), que consideram:

    Tipo de escola cursada no ensino médio (pública ou privada)

    Renda familiar

    Pertencimento a grupos historicamente minoritários

    As inscrições para o Enem foram prorrogadas e terminam nesta sexta-feira, 13. Elas devem ser feitas na Página do Participante  . A aplicação das provas será nos dias 9 e 16 de novembro.

    3. Provão Paulista: exclusivo para alunos da rede pública

    Lançado recentemente, o Provão Paulista é uma prova aplicada aos alunos da 3ª série do ensino médio em escolas públicas. A gestão é feita pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e as provas são aplicadas nas próprias escolas.
    A USP oferece também 1.500 vagas por essa modalidade, com distribuição entre cursos diversos. A proposta do Provão é ampliar o acesso de estudantes da rede pública paulista ao ensino superior de qualidade.

    4. Olimpíadas do Conhecimento: mérito além das provas tradicionais

    A quarta forma de entrar na USP é por meio da participação em olimpíadas científicas, como as de Matemática, Física, Química, Biologia e outras áreas. As vagas são extras e definidas anualmente por cada curso. O prazo de inscrição também é diferente do vestibular tradicional. Neste ano, ocorreu em janeiro. É necessário acompanhar o edital, que fornece todas as informações relacionadas ao processo seletivo.

    Em geral, são aceitos alunos que se destacaram com medalhas ou boas colocações em olimpíadas de abrangência nacional ou internacional nos dois anos anteriores ao da seleção, ou seja, para entrar em 2026, valem notas de olimpíadas feitas em 2025 e 2024.

    Dá para tentar mais de uma modalidade?

    Sim! O candidato pode disputar uma vaga em mais de uma forma de ingresso no mesmo ano por exemplo, se inscrevendo na Fuvest e também usando a nota do Enem, além de concorrer pelo Provão Paulista, se for aluno de escola pública estadual. Isso aumenta suas chances de ser aprovado.

    A USP também oferece processos de transferência e reingresso, mas esses são voltados para quem já está cursando o ensino superior em outra instituição. Nesta matéria, focamos nas formas de ingresso direto nos cursos de graduação desde o primeiro ano.


    LEIA TAMBÉM 

    Candidatos ao vestibular da Unicamp ganham mais prazo para pedir isenção da taxa de inscrição


    Publicidade

    Últimas Notícias

    Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
    Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
    Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
    Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
    Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
    Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
    Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
    Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade