*Por Patrícia Capovilla
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou nesta sexta-feira (14) o acesso aos espelhos de redação de todos os candidatos e às notas dos treineiros que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Dos 4.325.960 inscritos nesta edição, mais de 841.546 (19,4%) eram treineiros.
Vale destacar que a nota obtida como treineiro serve exclusivamente para autoavaliação, ajudando os alunos a se prepararem para as próximas edições do exame. É uma chance de entender como funcionam as avaliações e quais habilidades precisam ser desenvolvidas.
O espelho da redação, que nada mais é do que uma forma que permite ao candidato visualizar a imagem escaneada do texto que escreveu durante a prova, acompanhada de uma correção detalhada, é outra ferramenta útil para quem fez o exame como treineiro ou para quem ainda não conseguiu ingressar em uma universidade. Essa correção inclui a pontuação em cada uma das cinco competências avaliadas pela banca, oferecendo uma visão clara de como o texto foi interpretado e avaliado.
COMO ACESSAR?
Para consultar as notas ou os espelhos da redação do Enem 2024, siga os seguintes passos:
1. Acesse a Página do Participante: entre no site oficial do ENEM pelo link Página do Participante.
2. Faça login com sua conta gov.br: insira seu CPF e a senha cadastrada no sistema. Se você esqueceu a senha, clique em "Esqueci minha senha" e siga as instruções para redefini-la.
3. Escolha o ano do exame: dentro da plataforma, selecione o ano para visualizar seus resultados.
4. Acesse seu boletim de desempenho: o boletim exibirá suas notas em Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação.
5. Confira os detalhes da correção: assim como os demais participantes, os treineiros poderão visualizar a correção da redação quando o Inep liberar o espelho da prova.
O Enem, que já se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes. Os resultados do exame são importantes não apenas para o ingresso em universidades, mas também para acesso a auxílios governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
LEIA MAIS