As convocações estão sendo realizadas principalmente por universidades e institutos federais, que oferecem educação gratuita. Cada instituição é responsável por publicar sua própria lista de espera, que deve incluir informações sobre cursos, turnos, locais de oferta e modalidades de concorrência. Portanto, os candidatos devem acompanhar as atualizações diretamente nas páginas oficiais das universidades.
As convocações da lista de espera, que começaram na terça-feira (12), podem ocorrer até o dia 30 de setembro deste ano. Esse prazo estendido visa facilitar a convocação para cursos que começam tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2025.
Vale lembrar que apenas os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, realizada em janeiro, puderam se inscrever na lista de espera. A convocação atual segue a ordem de classificação da chamada regular, considerando apenas aqueles que manifestaram interesse na lista até 31 de janeiro.
LEIA MAIS
Unicamp e UFSCar divulgam aprovados no Vestibular Indígena
Fies recebe quase 200 mil inscritos no primeiro semestre
SISU
Com o objetivo de ampliar o acesso a instituições públicas de ensino superior, o Sisu permite que os candidatos concorram a vagas em diversas universidades com uma única inscrição, utilizando os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para 2025, estão sendo ofertadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O MEC também informou que, nesta edição, 254.899 candidatos foram aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições.
*Por Patrícia Capovilla
LEIA TAMBÉM
Instituto Semear: conheça projeto da ONG que auxilia na permanência universitária