
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) recebeu 198.579 inscritos para o processo seletivo de 2025, que contabilizou 493.002 inscrições, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até três opções de curso. Dentre essas inscrições, 43.364 foram destinadas às vagas do Fies Social, uma modalidade que oferece condições especiais para estudantes de baixa renda. O balanço, referente ao processo seletivo do 1º semestre deste ano, foi divulgado ontem pelo MEC (Ministério da Educação), por meio da Sesu (Secretaria de Educação Superior).
Para esta edição, foram disponibilizadas mais de 67 mil novas vagas, com metade delas reservadas para o Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Para esse grupo, o programa permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
A região Nordeste liderou o número de inscrições, com 77.808 candidatos, dos quais 23.641 se inscreveram para as vagas do Fies Social. Em segundo lugar, a região Sudeste teve 68.553 candidatos, com 9.818 inscrições para o Fies Social. As demais regiões apresentaram os seguintes números: Norte com 23.020 candidatos (5.883 para o Fies Social), Sul com 16.046 (1.645 para o Fies Social) e Centro-Oeste com 13.152 (2.377 para o Fies Social).
LEIA MAIS
Unicamp: Não convocados devem demonstrar interesse na vaga
Lista de pré-selecionados no Prouni é divulgada
O Fies, instituído pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001, tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que participam do programa e possuam avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Para o primeiro semestre deste ano, serão disponibilizadas 67.301 vagas; já para o segundo semestre, estão previstas 44.867 vagas.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro, e cada candidato será selecionado para apenas uma das opções de curso escolhidas na inscrição, de acordo com o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para completar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Só depois de concluírem essa etapa de comprovação das informações fornecidas na inscrição terão, de fato, acesso ao financiamento. Aqueles que não forem pré-selecionados ficarão automaticamente na lista de espera para preencher as vagas não ocupadas, seguindo a ordem de classificação.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em qualquer edição entre 2010 e 2024, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas, além de não ter nota zero na redação. A renda familiar mensal bruta per capita do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos.
*Por Patrícia Capovilla
LEIA TAMBÉM
Instituto Semear: conheça projeto da ONG que auxilia na permanência universitária