*Por Patrícia Capovilla
A lista de pré-selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) foi divulgada nesta terça-feira (4). Os candidatos poderão consultar o resultado no site (clique aqui para acessar) ou nas instituições em que se inscreveram. É importante lembrar que ser pré-selecionado não garante a vaga, pois a concessão da bolsa depende da entrega de documentos que comprovem as informações cadastradas.
Os aprovados nesta primeira chamada têm até o dia 17 de fevereiro para apresentar a documentação necessária. A entrega pode ser feita online ou pessoalmente, conforme as regras da instituição de ensino superior. Os documentos exigidos incluem:
- Documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar
- Comprovante de residência
- Comprovante de rendimentos do estudante e dos membros do grupo familiar
- Comprovante de conclusão do ensino médio
É fundamental que os candidatos fiquem atentos aos documentos solicitados e os apresentem dentro do prazo. A falta de algum documento ou informações incompatíveis podem resultar na reprovação.
LEIA TAMBÉM
Inscrições para o Fies começam nesta terça e vão até sexta
Resultado do Sisu é divulgado com um dia de atraso
A segunda chamada será no dia 28 de fevereiro. Caso o candidato não seja aprovado, ele poderá participar da lista de espera. As inscrições para a lista de espera devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 26 e 27 de março. O resultado da lista de espera será divulgado em 1º de abril.
O Prouni oferece um total de 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais. Os cursos com mais ofertas de bolsas incluem Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física.
Para aqueles que não conseguirem a bolsa integral e não puderem arcar com os custos da mensalidade, existe a opção de utilizar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que está com inscrição aberta até a próxima sexta-feira (7), pelo site do Ministério da Educação(clique aqui para acessar). É preciso verificar antes se a instituição e o curso possuem vagas disponíveis para financiamento.
LEIA MAIS