- Bolsas financeiras
- Treinamentos e Oficinas
- Acesso a terapia
- Mentoria com profissionais experientes
Por ser uma ONG (Organização Não Governamental), a instituição parte de doações de empresas e pessoas para que nada seja cobrado dos jovens universitários que forem participantes do projeto.
PROGRAMA DE BOLSAS 2025
Para o ano de 2025, o Semear apoiará 200 universitários de baixa renda no estado de São Paulo, sendo que o jovem elegível precisa:
- Ter estudado em escola pública (ou particular com bolsa integral) durante os últimos três anos escolares;
- Ter iniciado a faculdade, seja bacharelado ou licenciatura, entre o primeiro semestre de 2024 até o início de 2025 em formato presencial;
- Ter até 29 anos;
- Não ter formação completa em nenhum outro curso de graduação.
O processo seletivo do Instituto é composto por etapas variadas, mas a primeira delas é a de inscrições online, que podem ser feitas até às 23h59 do dia 22 de fevereiro no site. Os perfis elegíveis serão contatados pela equipe da ONG, sendo importante ficar atento ao e-mail e celular.
LEIA MAIS
Quais as maiores e menores notas de corte do Enem USP 2025?
Como usar a nota do Enem para concorrer às vagas na universidade?
TRILHA DO JOVEM SEMENTE
A pessoa que for aprovada em todas as etapas da seleção e se tornar bolsista do Semear, passará a cumprir com uma trilha voltada ao seu aprimoramento pessoal e profissional. O ano será repleto de atividades que tem por objetivo te ajudar a "continuar sonhando e transformando sua vida e a de sua família".
O projeto tem duração de um ano, ou seja, a bolsa mensal acaba em dezembro, mas o jovem segue integrando a Rede Semear. Assim, ele terá a possibilidade de continuar recebendo apoio do Instituto, seja no aspecto da empregabilidade, psicológico ou afins, ao longo de toda sua trajetória dentro ou fora da universidade.
*Por Janaína Boaventura sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM