Publicidade

noticias

Fies Social: veja se você tem direito ao novo programa do MEC

Novo formato do Financiamento Estudantil prevê pagamento de até 100% da mensalidade de cursos de graduação para estudantes de baixa renda

| Da Redação -

O Fies é um programa do MEC que financia cursos de graduação em instituições privadas (Foto: Agência Brasil)
O Fies é um programa do MEC que financia cursos de graduação em instituições privadas (Foto: Agência Brasil)
 

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta sexta-feira (16/2) o Fies Social, uma nova versão do programa Financiamento Estudantil. 

A principal diferença é que o Fies Social vai financiar até 100% das mensalidades de cursos de graduação, além de algumas regras novas para beneficiar estudantes de baixa renda. De acordo com o ministro da Educação, as regras valem tanto para contratos novos, quanto para os contratos que serão renovados em 2024.  

A resolução que instituiu o Fies Social foi publicada no Diário Oficial e pode ser consultada aqui.  

Saiba quais são as novidades e veja se você tem direito ao Fies Social:  

- Estudantes com renda familiar per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) poderão financiar até 100% das mensalidades do curso de graduação. O MEC calcula que até 100 mil estudantes poderão ser beneficiados apenas em 2024.  

- Metade das vagas do Fies Social serão destinadas a estudantes de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.  

- As instituições de ensino deverão reservar uma quantidade de vagas correspondente à população de pessoas pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiência em seus respectivos estados. Por exemplo, no estado de São Paulo, cerca de 37% da população se enquadra nesses grupos, então as instituições de ensino precisam reservar 37% das vagas do Fies para esses estudantes.
 
Desenrola Fies 

O objetivo do governo é tornar o Fies mais atrativo aos estudantes. Nos últimos anos, somente cerca de metade das vagas estão sendo preenchidas porque as condições do financiamento não são favoráveis aos estudantes - em 2023, foram preenchidas cerca de 50 mil vagas   

O MEC calcula que cerca de 1 milhão de estudantes estão em dívida com o Fies, o que levou à criação do programa Desenrola Fies no segundo semestre do ano passado, que já beneficiou cerca de 196,7 mil pessoas.  

Calendário 2024 

Por causa da reformulação do Fies, o MEC ainda não abriu as inscrições para o Fies 2024.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade