A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), divulgou a lista de aprovados para os cursos de graduação oferecidos pela instituição na última segunda-feira (22/1).
A primeira chamada de um dos vestibulares mais concorridos do país contou com 881 aprovações de estudantes do Poliedro Sistema de Ensino. As vagas foram conquistadas para os mais diversos cursos, com destaque para: Medicina (100), Direito (59), Administração (32) e Engenharia da Computação (31). A pré-matrícula deve ser realizada entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro.
Entre os aprovados, a estudante Isabella Gouveia Aguiar, do Poliedro Colégio de São Paulo, alcançou um feito raro: não só tirou nota máxima na redação como fez isso pelo segundo ano seguido, já que fez a prova como treineira em 2022.
Isabela foi aprovada direto do Ensino Médio e conseguiu uma vaga para o curso de Medicina da USP Pinheiros, o mais concorrido da universidade, que neste ano teve 15 mil candidatos para 128 vagas. "Receber a aprovação foi muito emocionante, eu acabei chorando com a minha mãe e fiquei muito surpresa porque eu não esperava. Eu não tinha passado em nada ainda, então eu realmente estava muito ansiosa e com medo e incerta sobre o que ia acontecer. Quando minha mãe chegou com a notícia, eu estava no meu quarto e a gente ficou super feliz".
Outro destaque é o estudante Mateus Leonardo Tavares Barbosa, da Turma Medicina do Poliedro Curso de Campinas, que foi aprovado em 9º lugar para o curso de Medicina na USP Ribeirão Preto. O jovem conta que sempre teve o sonho de fazer o curso em alguma universidade pública.
"Sempre me preparei para isso. No Ensino Médio a minha preparação foi voltada para as faculdades públicas de Medicina, pois sempre enxerguei isso como o meu ideal". Mateus ainda diz que foi um ano de muita dedicação nos estudos, mas que no final valeu a pena: "Foi um trabalho que deu resultado e isso é muito bom. Eu estava na expectativa, mas não esperava que seria tão bom assim. É como se fosse a entrega de um resultado em que você dedicou muito tempo para obter".
Perseverança
O vestibulando João Pedro Techelsk Fasanaro conquistou no curso de Medicina sua vaga após fazer sete anos de cursinho. Neste período, também cursou três anos de Engenharia na Unifesp. Em 2023, João fez a Turma de Medicina On-line do Poliedro Curso.
O estudante, que se formou no Ensino Médio em 2013, conta que sempre teve foco em realizar as tarefas passadas pelos professores, bem como os simulados, além de utilizar materiais dos anos anteriores como referência. "Nessa reta final eu trabalhei muito em provas antigas, especialmente da Fuvest, que era o vestibular em que eu mais queria passar. Deu certo pois me especializei naquilo que eu queria". João ainda comenta sobre a sensação de ver o seu nome na lista de aprovados: "Eu estava bem desesperançoso ontem à noite. Quando eu vi a notícia foi uma vitória, uma sensação surreal, que eu nunca tinha sentido antes. É uma renovação, o fim de um ciclo e o começo de um novo".
No total, mais de 110 mil candidatos de todo o país concorreram para as 8.147 vagas oferecidas pela USP. A primeira fase do vestibular ocorreu em novembro e a segunda fase foi realizada no mês seguinte. Para quem não foi aprovado, ainda haverá a divulgação da segunda chamada, no dia 14/2. Quem não conseguir êxito nessa etapa pode manifestar interesse para ingressar a lista de espera.