O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), detalhando o calendário e algumas mudanças para esta edição.
A principal mudança é que em 2024, haverá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participante no primeiro e segundo semestres. Também há novidades na aplicação da Lei de Cotas e lista de espera (Leia mais abaixo).
O Sisu permanecerá aberto de 22 a 25 de janeiro de 2024 e acesso será por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro.
Ao todo serão oferecidas 264.254 vagas para o primeiro e o segundo semestres deste ano em 127 universidades. Podem concorrer estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e não zeraram na redação.
As regras são as seguintes:
As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem.
O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição.
Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
O ingresso do estudante no curso, no entanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido.
Ou seja, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.
Nova Lei de Cotas
Além de reunir as vagas disponíveis no primeiro e segundo semestres, o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas.
Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lista de espera
Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
Cronograma Sisu 2024
Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultado: 30 de janeiro de 2024
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024