Estudantes que têm dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e querem negociar o débito já podem procurar os canais de atendimento da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Os interessados podem ir a uma agência de um dos dois bancos ou acessar o site ou o app da Caixa, disponível para Android e iPhone (iOS).
Os bancos estão prestando esse tipo de atendimento desde a terça-feira (7/11), atendendo à lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início do mês.
A estimativa é que 1,2 milhão de estudantes estão em débito com o Fies. Podem negociar dívidas, estudantes que têm débitos vencidos e não pagos até 30 de junho. As condições oferecidas são:
- Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, haverá desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista.
- Outra alternativa é o parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (as garantias e eventuais taxas contratuais).
- Para os estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, haverá desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
- Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021, o desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.