
Você é do time que já está usando o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial para estudar? Um estudo realizado pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar sobre Inteligência Artificial. E que 3 em cada 10 já utilizaram ferramentas com a tecnologia.
Além de terem usado as ferramentas de inteligência artificial, os estudantes entrevistados têm uma visão positiva sobre elas: 86% acreditam que a IA será eficaz ou muito eficaz na resolução das dúvidas e problemas.
Para eles, o acesso à informação é a principal vantagem dessas ferramentas, mas, em contrapartida, eles consideram que o aspecto mais negativo é a falta de interação humana.
Os estudantes também valorizam a existência de tecnologia de ponta na escola: 73% esperam que as instituições de ensino ofereçam recursos como a inteligência artificial.
Educação a distância
Segundo a pesquisa, os cursos semipresenciais são os preferidos dos entrevistados, considerando diversos tipos de formação: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).
Além disso, o modelo híbrido é o preferido para 40% dos entrevistados interessados em ingressar numa graduação nos próximos 12 meses aumento de 15 pontos percentuais em relação a 2022.
A pesquisa entrevistou cerca de mil estudantes de todo o Brasil durante o mês de maio deste ano por meio de questionários online.







