O Provão Paulista foi anunciado pelo governo do estado de São Paulo nesta segunda-feira (11). A nova maneira de ingresso de estudantes nas universidades públicas paulistas deve oferecer cerca de 10 mil vagas nas seguintes instituições:
-USP (Universidade de São Paulo);
-Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);
-UNESP (Universidade Estadual Paulista);
-Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
De acordo com a secretaria da Educação, a prova será seriada e aplicada para os alunos de todas as séries do Ensino Médio, mas já neste ano, em novembro, os resultados do exame poderão ser usados o ingresso dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
LEIA TAMBÉM
Vale a pena fazer faculdade com financiamento do Fies?
MEC divulga resultado da lista de espera do Sisu 2º semestre
QUAL É O OBJETIVO E COMO VAI FUNCIONAR NOS PRÓXIMOS ANOS?
A pasta informou que a nova alternativa de ingresso é também uma maneira de reduzir o abandono e a evasão do Ensino Médio. Em 2024, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do Ensino Médio. Após 2025, serão consideradas as notas das avaliações nas três séries.
Para o secretário da Educação, Renato Feder, o Provão Paulista é motivo de orgulho. "Esse é um momento histórico, pois não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão".
LEIA MAIS
Césio-137: fontes radioativas que desapareceram em Minas são encontradas em SP