
As inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) que financia estudantes de graduação em faculdades particulares, estão abertas até esta sexta (7/7).
Ao todo, o MEC disponibilizou 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas e, para muitos jovens, o Fies representa a oportunidade de ingressar num curso superior.
Mas será que vale a pena?
A primeira coisa que você precisa considerar é que o Fies é um financiamento, por isso quando terminar a o curso, é preciso devolver o dinheiro ao governo. O Fies é diferente do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas aos estudantes e, por isso, o dinheiro não precisa ser devolvido.
Outro aspecto é que nem sempre o valor pago pelo governo à faculdade cobre o valor total da mensalidade. Então, neste caso, o estudante tem que complementar. Além disso, o estudante precisa lembrar que haverá outros gastos no dia a dia transporte, alimentação, material escolar etc.
Então, pense bem antes de assumir esse compromisso!
Como funciona
Para pedir o financiamento é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 para cá. Também é preciso ter média igual ou maior do que 450 pontos e não ter zerado a redação.
Os interessados podem consultar as vagas disponíveis e se inscrever no portal do programa.
Saiba mais aqui.