Simulador e guia ajudam alunos a avaliarem chances no Sisu - Virando Bixo

Publicidade

noticias

Simulador e guia ajudam alunos a avaliarem chances no Sisu

O sistema do Ministério da Educação estará aberto para os estudantes selecionarem o curso que desejam a partir de quinta (16/2)

| Da Redação -

 

O SiSU é o sistema do MEC que reúne todas as vagas disponíveis nas universidades federais (Foto: Reprodução)

 

Desde a última quinta-feira (9), os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão disponíveis para consulta. Com isso, quem fez o exame já sabe qual foi a sua pontuação e nada mais natural do que a curiosidade para saber quais são as chances no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).  


O SiSU é o sistema do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas disponíveis em todos os cursos das universidades e institutos federais, além de outras instituições púbicas. O sistema será aberto na próxima quinta (16/2) e permanecerá aberto até 24/2. 

 

Uma maneira de aliviar a ansiedade e ter uma ideia das chances de ingressar no curso desejado é consultar os simuladores do SiSU, que algumas instituições oferecem. Um deles é o Simulador Sisu do  Descomplica!, que também oferece o Guia de Definitivo de Inscrição no SiSU e fará uma live nesta segunda (13/2), às 19h, no YouTube.  

 

Acompanhando as notas de corte dos anos anteriores, o serviço possibilita que o estudante insira seus resultados por matéria e confira as chances de ser aprovado no curso e universidade de escolha, podendo fazer várias simulações. Já o Guia, oferece dicas para ajudar deesde a escolha do curso e universidade, levando em conta não apenas a nota do Enem, mas também a possibilidade de mudança de região, até a melhor estratégia de inscrição e o passo a passo do sistema, explicando como ele funciona e o que não se pode esquecer durante o processo.

 

Outra fonte bacana de informações sobre o SiSU é o guia do Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino particulares, usado, em vários casos, a nota do Enem. 







"Apesar do SiSU ser uma plataforma do governo, ligada ao Enem, é importante lembrarmos que as universidades têm autonomia para definir os pesos das matérias e as notas de corte. Portanto, a nota do exame pode não ser a mesma do sistema e por isso é importante que o aluno tenha opções e avalie qual se encaixa melhor na sua situação e teste diferentes escolhas", reforça Cláudio Hansen, gerente pedagógico da Descomplica.



A edtech também preparou uma live gratuita em seu canal do Youtube, que acontecerá no dia 13 de fevereiro, a partir das 19 horas, em que o time de professores trará informações de como se candidatar e utilizar o sistema, tirando as principais dúvidas dos alunos em tempo real e oferecendo suporte para aqueles que não conseguirem atingir o resultado esperado.



Em 2022, durante a reta final do Enem, a Descomplica realizou dois Super Aulões às vésperas das aplicações, acertando 80% dos temas abordados no exame, além de uma correção ao vivo do gabarito com 99% de precisão, logo após a divulgação dos cadernos, reforçando a sua liderança na educação pré-vestibular. Nesse momento final, a Desco continua acompanhando e auxiliando os estudantes em cada passo, oferecendo ferramentas completas e elaboradas por um grande time que é expert em educação.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade