
Os candidatos que participaram do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, realizado neste domingo (20/11) responderam 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Na segunda-feira (21/11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, divulgará o balanço da edição 2022 do exame.
O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (23/11).
Seguindo a tendência de anos anteriores, a prova do Enem exigiu bastante interpretação de texto, relações dos conteúdos das disciplinas com temas do cotidiano, mas foi mais trabalhosa do que em anos anteriores.
Entre os temas abordados estão a pandemia de covid-19, buracos negros e a queda da oferta de empregos.
"Mesmo com o período conturbado que o país viveu, o Enem priorizou o aspecto pedagógico. Mostrou ser uma boa prova que exigiu muita interpretação de texto. É uma prova cansativa, mas que ao mesmo tempo busca ser inclusiva", analisa o coordenador de Ensino Médio do Poliedro Colégio, Thiago Pavan.
"Além disso, trouxe várias situações práticas do dia a dia para o contexto das questões, o que também é uma característica do Enem, de tentar relacionar os assuntos vistos em sala de aula com o cotidiano das pessoas".
Pavan comenta que havia cinco questões relacionadas a assuntos discutidos ao longo de 2022, o que reforça a tendência de trazer temas atuais.







