
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa no domingo, 13/11. com as provas de Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol), Ciências Humanas e Redação. No dia 20, será a vez da prova de Ciências da Natureza e Matemática.
O exame será aplicado em 1,7 mil municípios de todo o Brasil. Nesta edição do Enem, 3.396.632 pessoas se inscreveram, considerando a versão tradicional, impressa, e a versão digital (65.066, candidatos).
Como este é um momento decisivo, que pode definir o futuro de muitos jovens, é muito importante se organizar, evitar atropelos para não correr o risco de se atrasar e perder a prova.
Confira as orientações:
- Organize o documento de identificação válido, caneta e lanche. A novidade deste ano é que os candidatos podem apresentar um documento virtual, mas é obrigatório que seja do aplicativo oficial. Prints e fotos não valem!
- Confira o local de prova na Página do Participante.
- Não se esqueça de imprimir e levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento é imprescindível para o participante saber o horário de aplicação do Enem 2022, bem como seu local de prova. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza do Enem, recomenda que o inscrito leve o cartão de confirmação nos dois dias de aplicação.
Para visualizar ou imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, o participante precisa acessar o sistema do exame com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o inscrito não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta inserir CPF no local indicado, clicar em "Continuar", apertar no link "Esqueci minha senha" e seguir os passos das páginas seguintes.
- Os candidatos devem chegar às 12h ao local de exame. Os portões fecham às 13h e a prova inicia às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo.
- Os candidatos inscritos no Enem que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas. A reaplicação será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.
- O uso da máscara é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova.
(Com informações da Agência Brasil)







