Publicidade

noticias

4 dicas para organizar a rotina de preparação para o Enem

Equipe do Poliedro Curso elaborou um passo a passo para você aproveitar o tempo da maneira mais eficiente

| Da Redação -

As provas do Enem 2022 acontecem em 13 e 20 de novembro (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
 

Estamos a quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E como está a sua preparação para as provas, que serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro?


Além de estudar muito, para ter um bom desempenho, é preciso estar atento às características da prova, prestar atenção no tempo e dedicar energia à redação, que é uma parte muito importante!

Para orientar você, a equipe de coordenação do Poliedro Curso, parceiro do Virando Bixo, preparou, pensando na preparação para o Enem nos próximos meses.

Conheça bem a prova
A primeira recomendação para quem quer se preparar bem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecer a prova em profundidade. É importante olhar as últimas edições do exame para saber quais foram os assuntos mais recorrentes e como eles são cobrados, além de praticar, fazendo provas anteriores. O Enem não é uma avaliação que cobra apenas conteúdo, mas também habilidades e competências. Diferente de outros processos seletivos, não só na forma de pedir esses conteúdos, mas também na avaliação dos candidatos, o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera não só o número de acertos na prova, mas também como esses acertos estão distribuídos. Essa teoria analisa a coerência pedagógica da prova e, a partir dessa análise, determina o resultado do candidato.

Dedique-se à redação
A redação também tem um peso importante para um bom resultado e para a conquista de uma vaga em uma instituição de ensino superior. Escrever constantemente e praticar a redação semanalmente são atividades que condicionam o candidato para o momento da prova. Além dessas escritas semanais, é importante ter um entendimento claro daquilo que a redação do Enem espera. Estamos falando de uma redação que vai trazer uma questão social, seja do Brasil ou do mundo, e esse problema será colocado para que seja resolvido; para que se sugira uma proposta de intervenção. Outra dica para a redação é a reescrita. Uma vez que os textos foram produzidos, é importante levá-los para um profissional que faça a correção e os apontamentos necessários daquilo que pode ser melhorado. E, a partir dessa correção, é recomendado que se faça a reescrita do texto.

Organize-se: preste atenção no tempo

Outra indicação é ter uma estratégia de prova para os dias de Enem. Assim, é possível saber o que fazer e como se organizar, principalmente, em relação à administração do tempo, já que estamos falando de uma prova de longa duração em ambos os dias. O treino com simulados é fundamental para adquirir essa prática. Isso ajuda, no dia do exame, a saber por onde começar a prova, quais matérias deixar para o final, em que momento produzir a redação dentro das cinco horas e meia disponíveis, além do tempo que será necessário para passar a limpo o texto e marcar as respostas no gabarito. Vale lembrar que o Enem será a porta de entrada para várias instituições, por meio do SiSU. No SiSU, para cada curso e instituição, existem diferentes pesos para as áreas do conhecimento (Linguagens, Humanas, Matemática, Natureza) e para a Redação. Portanto, priorizar a resolução de certas questões, com peso maior para este ou aquele curso da Instituição escolhida, e resolvê-las com mais calma, é uma boa estratégia.

Monte um plano de estudos

Por fim, indicamos um plano de estudos para toda essa organização. Recomendamos que ele traga, além do tempo dedicado ao estudo, a indicação de momentos de lazer e descanso. O principal objetivo na montagem de um plano de estudos é priorizar assuntos e matérias de maior dificuldade, mas sem deixar de lado aquelas de mais facilidade. Estudar e revisar aquilo que é mais difícil no começo do dia, descansado, pode tornar a atividade mais leve melhorar o aproveitamento desse momento de estudo.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade