Publicidade

noticias

4 dicas para organizar a rotina de preparação para o Enem

Equipe do Poliedro Curso elaborou um passo a passo para você aproveitar o tempo da maneira mais eficiente

| Da Redação -

As provas do Enem 2022 acontecem em 13 e 20 de novembro (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
 

Estamos a quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E como está a sua preparação para as provas, que serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro?


Além de estudar muito, para ter um bom desempenho, é preciso estar atento às características da prova, prestar atenção no tempo e dedicar energia à redação, que é uma parte muito importante!

Para orientar você, a equipe de coordenação do Poliedro Curso, parceiro do Virando Bixo, preparou, pensando na preparação para o Enem nos próximos meses.

Conheça bem a prova
A primeira recomendação para quem quer se preparar bem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecer a prova em profundidade. É importante olhar as últimas edições do exame para saber quais foram os assuntos mais recorrentes e como eles são cobrados, além de praticar, fazendo provas anteriores. O Enem não é uma avaliação que cobra apenas conteúdo, mas também habilidades e competências. Diferente de outros processos seletivos, não só na forma de pedir esses conteúdos, mas também na avaliação dos candidatos, o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera não só o número de acertos na prova, mas também como esses acertos estão distribuídos. Essa teoria analisa a coerência pedagógica da prova e, a partir dessa análise, determina o resultado do candidato.

Dedique-se à redação
A redação também tem um peso importante para um bom resultado e para a conquista de uma vaga em uma instituição de ensino superior. Escrever constantemente e praticar a redação semanalmente são atividades que condicionam o candidato para o momento da prova. Além dessas escritas semanais, é importante ter um entendimento claro daquilo que a redação do Enem espera. Estamos falando de uma redação que vai trazer uma questão social, seja do Brasil ou do mundo, e esse problema será colocado para que seja resolvido; para que se sugira uma proposta de intervenção. Outra dica para a redação é a reescrita. Uma vez que os textos foram produzidos, é importante levá-los para um profissional que faça a correção e os apontamentos necessários daquilo que pode ser melhorado. E, a partir dessa correção, é recomendado que se faça a reescrita do texto.

Organize-se: preste atenção no tempo

Outra indicação é ter uma estratégia de prova para os dias de Enem. Assim, é possível saber o que fazer e como se organizar, principalmente, em relação à administração do tempo, já que estamos falando de uma prova de longa duração em ambos os dias. O treino com simulados é fundamental para adquirir essa prática. Isso ajuda, no dia do exame, a saber por onde começar a prova, quais matérias deixar para o final, em que momento produzir a redação dentro das cinco horas e meia disponíveis, além do tempo que será necessário para passar a limpo o texto e marcar as respostas no gabarito. Vale lembrar que o Enem será a porta de entrada para várias instituições, por meio do SiSU. No SiSU, para cada curso e instituição, existem diferentes pesos para as áreas do conhecimento (Linguagens, Humanas, Matemática, Natureza) e para a Redação. Portanto, priorizar a resolução de certas questões, com peso maior para este ou aquele curso da Instituição escolhida, e resolvê-las com mais calma, é uma boa estratégia.

Monte um plano de estudos

Por fim, indicamos um plano de estudos para toda essa organização. Recomendamos que ele traga, além do tempo dedicado ao estudo, a indicação de momentos de lazer e descanso. O principal objetivo na montagem de um plano de estudos é priorizar assuntos e matérias de maior dificuldade, mas sem deixar de lado aquelas de mais facilidade. Estudar e revisar aquilo que é mais difícil no começo do dia, descansado, pode tornar a atividade mais leve melhorar o aproveitamento desse momento de estudo.


Publicidade

Últimas Notícias

Evento aborda Enem e vestibulares das estaduais paulistas
Prova de Língua Portuguesa marca início do 3.º ciclo do VB
Fuvest abre inscrições para o Vestibular 2023 com novidades
Vestibular: é essencial ler na íntegra as obras obrigatórias

Publicidade

Viu Essa?

Ator Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo
Netflix divulga novo trailer arrepiante de Stranger Things
Funcionário de Cristiano Ronaldo destrói carro de R$ 10 milhões

Publicidade