A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai abrir no dia 16 de maio o período para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2023 e para a modalidade Enem-Unicamp 2023.
Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest - onde também está disponível o edital com todos os detalhes.
A novidade deste ano é que estudantes que são ou foram bolsistas em escolas privadas podem solicitar o benefício. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.
São quatro as modalidades de isenção:
1 para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
2 funcionários da Unicamp/Funcamp;
3 para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); e
4 para candidatos bolsistas de escolas privadas/particulares.
A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 29 de julho.
Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 e no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest e as inscrições serão realizadas do dia 1º de agosto ao dia 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.