Publicidade

noticias

Tire suas dúvidas: quem pode pedir isenção de taxa do Enem?

Termina nesta sexta-feira o prazo para solicitar gratuidade da inscrição do exame e para justificar ausência na prova de 2021

| Da Redação -

Alunos de escola pública ou bolsistas na rede privada têm direito à isenção da taxa do Enem (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)
 

 

Termina nesta sexta-feira (15/4), às 23h59, o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e justificar ausência na edição de 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado dos pedidos de isenção e da análise das justificativas no dia 22 de abril. 


Podem justificar a ausência o participante que obteve a isenção da taxa na edição de 2021 do Enem, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção novamente, em 2022.  


Para isso, é necessário anexar ao sistema a documentação que comprove os motivos da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados, conforme o anexo I do Edital n.º 14/2022, que especifica os motivos que justificam a ausência no exame e lista a documentação comprobatória exigida para cada um. O Inep não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.  


Isenção 
A isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 pode ser solicitada por estudantes do último ano do ensino médio no ano de 2022 em uma escola pública.  


O benefício pode ser pedido também por quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.  


Pode solicitar, ainda, a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido, conforme previsto no edital do exame.
Importante! Quem conseguir a isenção vai precisar fazer a inscrição como os outros candidatos. As datas ser]ao divulgadas pelo Inep.


Publicidade