Publicidade

noticias

Inep divulga correção e espelho da redação do Enem 2021

Participantes podem fazer a consulta do seu desempenho individual acessando a Página do Participante

| Da Redação -

Na correção da redação, os participantes do Enem 2021 podem identificar seus pontos fortes e fracos (Foto: Igor do Vale/g1)
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Então, os participantes já podem verificar como sua dissertação foi avaliada, além de consultar o espelho da redação.  Para conhecer o seu desempenho, os estudantes devem acessar a Página do Participante.


O tema abordado na aplicação regular do Enem 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".  


Na reaplicação do exame e no Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), a redação foi sobre "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".  


O participante pode verificar a pontuação que obteve em cada uma das competências avaliadas pelos corretores. Os critérios são: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  


A nota da redação pode chegar a 1000 pontos. Em 2021, 22 participantes do Enem alcançaram nota máxima na redação. O exame possui cinco critérios que zeram a nota: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.  


O Inep também divulgou, neste domingo (10), na Página do Participante, o resultado dos treineiros pessoas que fizeram o Enem 2021 para fins de autoavaliação do conhecimento.

Publicidade