Noticias

Saiba como se inscrever para o Vestibulinho 2022 das Etecs

Até 30 de novembro, estudantes podem se candidatar a uma das 87 mil vagas disponíveis em várias cidades do estado de São Paulo

| Da Redação

O Sistema de Pontuação Acrescida o Centro Paula Souza dá pontos adicionais na nota de afrodescendentes e estudantes da rede pública
O Sistema de Pontuação Acrescida concede pontos adicionais para afrodescendentes e alunos da rede pública
 

Os estudantes que querem estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo podem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022, a partir desta terça-feira, 26, até as 15h do dia 30 de novembro, somente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br


A taxa integral de inscrição é de R$ 19. Quem solicitou redução de 50% no valor deve aguardar o resultado do pedido, que será divulgado no dia 17 de novembro, para se inscrever.  


O Vestibulinho oferece 87.415 vagas para os Ensinos Técnico, Médio Integrado ao Técnico, Médio com ênfase e Especialização Técnica. Esse total inclui 47.070 vagas para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online), destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a secretaria estadual da Educação.  


Ensino Médio Integrado ao Técnico 

Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico foram disponibilizadas 36.915 vagas, distribuídas entre os programas: Novotec Integrado e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). O Novotec Integrado oferece as opções em tempo integral (M-Tec PI), ou em um único período (M-Tec).


Articulação da Formação Profissional Média e Superior 

Já o programa Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) permite a conclusão dos Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em cinco anos um ano a menos que o período previsto para cursar as três modalidades. O ingresso na modalidade AMS ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica em três cursos.

Outras modalidades 

O Ensino Médio com ênfase (itinerário formativo) oferece 2.725 vagas. Já para os cursos de Especialização Técnica são 705 vagas, distribuídas entre a modalidade presencial e online.
 

Seleção
A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. 


As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet a quem estiver com dificuldade para se inscrever. Cabe ao candidato entrar em contato com a unidade para saber o horário de atendimento para esta finalidade. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas relacionadas no Protocolo Sanitário Institucional do CPS.  


A taxa de inscrição do Vestibulinho de R$ 19 deve ser paga até o fim do expediente bancário do dia 30 de novembro, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito ou pix) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br


Inclusão social  

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% aos candidatos que declararem ter cursado integralmente o Ensino Fundamental na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. 


A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série. É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade. O sistema de pontuação acrescida não se aplica às vagas para os cursos de Especialização Técnica.  


Outras informações pelos telefones (11) 3471- 4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800 772 2829 (demais localidades) ou pela internet.