Noticias

Vale ou não a pena cursar uma faculdade? Eis a questão!

Muitos estudantes ficam em dúvida se é mesmo necessário um curso superior para ingressar no mercado de trabalho

| Da Redação

Um curso superior agrega valor ao currículo, por isso pode fazer a diferença
 

 

Alguns estudantes do ensino médio pensam em fazer faculdade e ficam ansiosos por vivenciar essa nova etapa da vida, enquanto outros ficam na incerteza se ingressam ou não no curso superior. Afinal, será que para entrar no mercado de trabalho é preciso curso superior? 


Já faz alguns anos que o mundo profissional passou a exigir conhecimento superior e diploma para todas as profissões, não apenas para habilitar a atuação em áreas específicas como Medicina, Advocacia, Fisioterapia e entre outras. Então, isso significa que um diploma garante um emprego? A resposta é sim e não.  


Sim, o mercado de trabalho está bastante competitivo, então, ter um curso superior ou uma pós-graduação agrega valor ao seu currículo e é fundamental para conquistar o trabalho que almeja, porém, não basta ter um diploma para se manter empregado. É preciso atualização e desenvolvimento constante para se destacar no mundo profissional.  


Além de aumentar as chances de empregabilidade e valorizar o seu currículo profissional, ter uma formação técnica ou acadêmica, garante um retorno financeiro maior comparado a quem possui apenas o ensino médio, no caso de uma contratação pela empresa. Porém, é importante reforçar que o diploma não garante manter o emprego.  


Somado a formação é preciso ter as competências comportamentais que as empresas buscam. Entre as principais, podemos citar: boa comunicação, trabalho em equipe, equilíbrio emocional e foco no resultado.  


Essas competências podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da sua formação, através das oportunidades de estágio, trabalhos voluntários e projetos de iniciação científica para se desenvolver. Dessa forma, quando concluir o curso você terá a qualificação e competências comportamentais necessárias para se tornar um profissional diferenciado, conquistar uma vaga no mercado de trabalho e crescer na carreira.  


Então, cursar uma faculdade vai muito além do diploma, pois proporciona conhecimento e abre portas para conquistar o mundo profissional.  


Se você quer saber tudo sobre as profissões, vida universitária e mercado de trabalho, a Qcarreira, parceira do Virando Bixo, pode te ajudar nessa jornada.