Noticias

Unicamp divulga lista de aprovados na 1.ª fase do vestibular

Universidade também mudou datas da segunda fase, que será nos dias 8 e 9/2 para não coincidir com o Enem digital

| Da Redação

Na segunda fase, a prova da Unicamp possui questões comuns a todos os candidatos e específicas, dependendo da área
 

 

 A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) antecipou para esta quinta-feira (211) a divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2021. Consulte a lista no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp Comvest).  


A universidade também mudou a data de aplicação das provas da segunda etapa, que será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro. A programação anterior previa a realização da prova nos dias 7 e 8 de fevereiro.  


A mudança é para evitar que candidatos que vão fazer o Enem digital sejam impedidos de fazer a segunda fase da Unicamp. Outro objetivo é evitar aglomeração decorrente da maior circulação de estudantes na mesma data.  


Os locais de prova poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir do dia 29 de janeiro, na página do Vestibular Unicamp 2021.  


Notas de corte  

A Comvest também está disponibilizando na internet, as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase.  


Já as notas obtidas individualmente pelos candidatos na primeira fase, estarão à disposição para consulta a partir desta sexta-feira, 22 de janeiro.  


Este ano, 66.936 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada nos dias 6 e 7 de janeiro. No ingresso pelo Vestibular Unicamp 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.  


Segunda Fase 

A segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2021, com duração de cinco horas em cada dia.  

 

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em primeira opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).  


Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:  


Primeiro dia (provas comuns a todos os candidatos):  

- Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta). 

Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões.

Duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.
 

Segundo dia (provas comuns a todos os candidatos):  

Prova de Matemática com seis questões. 

Prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões.  

Prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões. 
 

Segundo dia (provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso):  

Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;  

Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;  

Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas  

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.  


A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.  

(Com informações da Comvest)